x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 620

Emissão de NF pela matriz e entrega do produto pela filial

Paulo

Paulo

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 10:14

Bom dia,

Uma empresa me fez um questionamento sobre a seguinte operação:
A empresa matriz, que é uma industria e localizada no estado do Paraná, tem uma filial, que é revendedora e localizada no estado de São Paulo. A matriz transfere os produtos para a filial, porém, a operação que estão querendo realizar é que a nota fiscal de venda seja emitida pela matriz e a saída da mercadoria ocorra pela filial. É possível realizar essa operação? Como ficaria a questão dos documentos fiscais? A matriz emite nota de venda e a filial emite uma nota de remessa para a entrega da mercadoria?
Fico com dúvida devido a questão do controle do estoque, pois já ocorreu a saída dos produtos na transferência da matriz para a filial e depois a matriz emite uma nota, só que não sairá produtos dela e sim da filial.

Obrigado!

Heloysa Machado

Heloysa Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 14:08

Paulo, boa tarde

Desconheço essa operação, acredito que o correto seria a Matriz transferir a mercadoria para a filial, e esta emitir a NF de venda.

Se eles desejam faturar pela Matriz, sugiro não transferir para a filial e a matriz realizar a entrega.

Espero ter ajudado, abraços!

Heloysa Machado | Contadora
Joinville/Santa Catarina

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Paulo

Paulo

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 16:58

Pois é Heloysa, quando fui questionado também achei estranho tal operação, entretanto, fui pesquisar sobre e também não achei nada sobre.
Obrigado pela resposta.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade