Lucas Morais Martins
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBom dia, gostaria de saber se MEI precisa emitir nota fiscal de venda? E se precisa como faço para emitir a nota fiscal de venda para o MEI?
respostas 5
acessos 1.660
Lucas Morais Martins
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBom dia, gostaria de saber se MEI precisa emitir nota fiscal de venda? E se precisa como faço para emitir a nota fiscal de venda para o MEI?
Jose Flavio da Silva
Ouro DIVISÃO 3 , AtendenteMEI não está obrigado ao uso de documentos fiscais eletrônicos conforme artigo 97, §1º, Resolução 94/2011:
"Art. 97. O MEI:
...
§ 1º O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ressalvada a possibilidade de emissão facultativa disponibilizada pelo ente federado.
...".
2) No Regulamento do ICMS da Bahia, artigo 107-B, §6º, VI, o MEI não está obrigado ao uso da NFC-e:
Art. 107-B. A NFC-e será emitida pelo contribuinte obrigado ao seu uso ou que tenha optado, ficando vedada a emissão dos documentos indicados a seguir:
...
§ 6º A obrigatoriedade de emissão de NFC-e não se aplica:
...
VI – aos contribuintes inscritos no cadastro de contribuintes do ICMS como Micro Empreendedor Individual - MEI.
3) Diante disso, solicite nota fiscal avulsa, conforme artigo 193, VI, mesmo RICMS/BA:
Art. 193. A Nota Fiscal Avulsa será emitida nos seguintes momentos:
...
VI - nas saídas de mercadorias ou bens efetuadas por Microempreendedor Individual–MEI.
Christian Nunes
Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal Lucas Morais Martins Para emitir nota eletrônica você precisa:
Certificado digital, credenciamento na secretaria da fazenda do seu estado e um emissor de NF.
O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.
Jose Flavio da Silva
Ouro DIVISÃO 3 , AtendenteTanto o artigo 97, §1º, Resolução 94/2011 (colado acima), quanto a cláusula quarta, I, do Protocolo ICMS 42/2009, diz que o MEI não está obrigado ao uso da NF-e:
"Cláusula quarta O disposto neste protocolo não se aplica:
I - ao Microempreendedor Individual - MEI, de que trata o art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
...".
"Art. 83.
...
§ 2° São obrigados à emissão de NF-e os contribuintes que tenham como atividade econômica as listadas nos Protocolos ICMS 10/07 e 4
2/09, além das operações neles especificadas.
...".
O artigo 83, §2º, RICMS/BA, diz que os obrigados à emissão os indicados nos Protocolo 10/07 e 42/2009, mas como vimos acima a cláusula quarta, I, do Protocolo 42/2009 diz que não se aplica ao MEI, ou seja, não está obrigado.
Thais Cristina
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia, empresa MEI que trabalha com fabricação de esquadria de metais, é possível emitir uma nota fiscal de vendas desses materiais ou somente com a inscrição estadual?
Rondineli Souza
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Voce pode dar um comprovante ao seu cliente. Veja esse software online para emitir cupom não fiscal GRÁTIS.
https://conta1.net/cupom_de_vendas
Existem dois modo de operar seus produtos lançados:
1 - Você pode salvar até 3 produtos/preço (valor) sem está logado.
2 - E pode lançar produtos variáveis, ou seja, aquele que muda de valor de acordo com algum fator, tipo; comida a kilo, hortfrut, açougue etc.
Modo logado:
1 - tem as mesmas funções do anterior, sendo que a criação dos produtos são ILIMITADOS, e sai no recibo do cupom os dados do emitente de acordo com seu cadastro no perfil, que pode ser pessoa física ou jurídica.
ideal para quem precisa trabalhar também com controle de vendas antes da emissão definitiva da mercadoria.
Ao ENCERRAR, você vai ver seu cupom e poderá salvar ou imprimir para ser entregue ou enviado pelo whatsap
conheça aqui e use gratuitamente:
https://conta1.net/cupom_de_vendas
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade