x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 287

Crédito de ICMS

Camila Dias Lemos

Camila Dias Lemos

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 7 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 17:06

Caros Colegas, Boa Tarde!

Recebi na data de hoje, 2 NF'S emitidas em 12/2017. Ambas com valores consideráveis para crédito de ICMS.

As mercadorias (matéria-prima) tiveram fluxo estoque e financeiro no período de aquisição, e claro, os movimentos estão fechados.

Quais problemas poderia ou posso ter, fazendo o lançamento em 04/2018?

Aos que puderem me ajudar, muito obrigada!

abs

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 09:13

Nenhum ! Você tem 5 anos para dar entrada numa nota.

Se o Código de Defesa do Consumidor diz que a empresa que vendeu tem 5 anos para emitir segunda via de uma nota caso esta tenha sido extraviada, entendo que a empresa tem 5 anos para registrar no livro de entrada e tomar crédito artigo 4°, III, do CDC.

Lei 5.172 Art 173
Código Tributário Nacional - 5 anos para se arquivar uma nota de compra para fins de fiscalização !

Em analogia a estes 2 artigos não acho justo como alguns tributaristas alegam ter 30 dias para se lançar uma nota, se eu paguei por este ICMS eu tenho direito ao crédito em 5 anos.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade