x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.110

MEI - Recebimento das NFs emitidas em conta pessoa física - Sofre retenção de IR e INSS?

Miriam Rosa Santos

Miriam Rosa Santos

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 17:31

Olá, caríssimos.

Gostaria muito da ajuda de vcs.
Tenho um amigo que é MEI e costuma receber suas emissões de NFs em sua conta pessoa fisica, pois é MEI não é obrigado a abrir conta pessoa juridica.
O problema é que tem uma empresa que ele está prestando serviços e que está exigindo uma conta pessoa juridica dele, dizendo que se ele não a apresentar, eles terão que reter INSS e IR por ser pagamento em conta pessoa física.
Isso procede?
Se não procede, tem algum artigo que fundamente?

Abraços e obrigada desde já.

AUREO WAGNER DOS SANTOS OLIVEIRA

Aureo Wagner dos Santos Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 18:42

4- NOTA FISCAL (INSCRIÇÃO ESTADUAL E/OU MUNICIPAL)
4.1 - O Microempreendedor Individual/MEI é obrigado a emitir nota fiscal?
O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar e por opção. (§ 1º do artigo 97, da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN de nº 94/2011).

4.2 - Presto serviços apenas para uma empresa, posso ser Microempreendedor Individual e emitir nota fiscal apenas para essa empresa?
Sim. É permitido que o Microempreendedor Individual- MEI, no seu ramo de negócio venha a ser fornecedor ou prestador de serviço para pessoas físicas, para uma ou mais empresas, emitindo, nestes casos, as notas fiscais correspondentes.

Mas lembre-se: não é permitido substituir o vínculo empregatício, isto é, o emprego com carteira assinada, pela condição de MEI. O MEI prestador de serviço para empresas não pode ter com elas relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade.

4.3 - Tenho que ter algum controle do meu faturamento/ receita e notas fiscais emitidas?
Sim. O empreendedor deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para tanto, deverá imprimir e preencher todo mês o Relatório de Receitas Brutas Mensais, conforme modelo disponível no Portal do Empreendedor.

O MEI deverá manter as notas fiscais de suas compras e vendas, arquivadas pelo prazo de 05 anos, a contar da data de sua emissão.

Fonte Portal do MEI.

3 - FORMALIZAÇÃO COMO MEI
3.1 - O que é, como, onde posso me formalizar e quais são as vantagens de me formalizar?
A formalização é o procedimento que dá vida à empresa, ou seja, é o registro empresarial que consiste na regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos do Governo, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e órgãos responsáveis por eventuais licenciamentos, quando necessários.

Resumindo embora seja uma empresa individual, é sim uma formalização como Pessoa Jurídica, com CNPJ e outros cadastros em outros órgãos, ai vem a seguinte pensamento; eu Pessoa Jurídica, posso receber pelas vendas ou serviços prestados, como pessoa física?

A pessoa física tem obrigações para fazer sua declaração de imposto de renda ao discriminar receita oriundas de Pessoa Jurídica. Sendo que as mesmas são de origem da venda e ou da prestação de serviço. No meu parecer sim mesmo sendo uma empresa individual tem que abrir uma conta como pessoa jurídica, para justificar as receitas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade