x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.430

MEI - Recebimento das NFs emitidas em conta pessoa física - Sofre retenção de IR e INSS?

Miriam Rosa Santos

Miriam Rosa Santos

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 17:31

Olá, caríssimos.

Gostaria muito da ajuda de vcs.
Tenho um amigo que é MEI e costuma receber suas emissões de NFs em sua conta pessoa fisica, pois é MEI não é obrigado a abrir conta pessoa juridica.
O problema é que tem uma empresa que ele está prestando serviços e que está exigindo uma conta pessoa juridica dele, dizendo que se ele não a apresentar, eles terão que reter INSS e IR por ser pagamento em conta pessoa física.
Isso procede?
Se não procede, tem algum artigo que fundamente?

Abraços e obrigada desde já.

AUREO WAGNER DOS SANTOS OLIVEIRA

Aureo Wagner dos Santos Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 18:42

4- NOTA FISCAL (INSCRIÇÃO ESTADUAL E/OU MUNICIPAL)
4.1 - O Microempreendedor Individual/MEI é obrigado a emitir nota fiscal?
O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar e por opção. (§ 1º do artigo 97, da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN de nº 94/2011).

4.2 - Presto serviços apenas para uma empresa, posso ser Microempreendedor Individual e emitir nota fiscal apenas para essa empresa?
Sim. É permitido que o Microempreendedor Individual- MEI, no seu ramo de negócio venha a ser fornecedor ou prestador de serviço para pessoas físicas, para uma ou mais empresas, emitindo, nestes casos, as notas fiscais correspondentes.

Mas lembre-se: não é permitido substituir o vínculo empregatício, isto é, o emprego com carteira assinada, pela condição de MEI. O MEI prestador de serviço para empresas não pode ter com elas relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade.

4.3 - Tenho que ter algum controle do meu faturamento/ receita e notas fiscais emitidas?
Sim. O empreendedor deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para tanto, deverá imprimir e preencher todo mês o Relatório de Receitas Brutas Mensais, conforme modelo disponível no Portal do Empreendedor.

O MEI deverá manter as notas fiscais de suas compras e vendas, arquivadas pelo prazo de 05 anos, a contar da data de sua emissão.

Fonte Portal do MEI.

3 - FORMALIZAÇÃO COMO MEI
3.1 - O que é, como, onde posso me formalizar e quais são as vantagens de me formalizar?
A formalização é o procedimento que dá vida à empresa, ou seja, é o registro empresarial que consiste na regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos do Governo, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e órgãos responsáveis por eventuais licenciamentos, quando necessários.

Resumindo embora seja uma empresa individual, é sim uma formalização como Pessoa Jurídica, com CNPJ e outros cadastros em outros órgãos, ai vem a seguinte pensamento; eu Pessoa Jurídica, posso receber pelas vendas ou serviços prestados, como pessoa física?

A pessoa física tem obrigações para fazer sua declaração de imposto de renda ao discriminar receita oriundas de Pessoa Jurídica. Sendo que as mesmas são de origem da venda e ou da prestação de serviço. No meu parecer sim mesmo sendo uma empresa individual tem que abrir uma conta como pessoa jurídica, para justificar as receitas.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies