x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 551

Industrialização por encomenda

Alex Mendonça

Alex Mendonça

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 julho 2018 | 14:02

Prezados,

Emitimos uma nota fiscal com a finalidade de remessa para industrialização por encomenda com CFOP 5924 - (Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente), nessa nota constava as matérias primas que seriam utilizadas na industrialização do produto final.

Quando o industrializador me devolveu o produto acabado me enviou duas notas fiscais uma com o CFOP 5124 - (Industrialização efetuada para outra empresa) e constando no corpo da nota os produtos acabados e o valor referente a prestação do serviço realizado.

A segunda nota fiscal veio com o CFOP 5902 - (Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda) e no corpo da nota voltou a matéria prima que enviei.

A minha dúvida é a seguinte essa operação acontece dessa forma mesmo, e essa matéria prima que retornou e apenas simbólica, pois se eu der entrada nas duas notas no meu estoque não vai contar o produto acabado e a matéria prima????

DANILO CARDOSO

Danilo Cardoso

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 13 julho 2018 | 15:02

Boa tarde
Funciona desta maneira mesmo, você dará entrada no seu produto final como estoque e os produtos que retornaram trata-se de uma operação simbólica, você deverá dar entrada com o CFOP 1902.
Essa nota de retorno serve para "fechar" a sua nota de remessa;

E a nota com o CFOP 5124 servirá para o pagamento do serviço do industrializador.

Sendo assim, apenas o produto acabado vai para o estoque, uma vez que a matéria-prima empregada retornou como produto acabado;
Poderia existir a possibilidade de sobrar matéria-prima, devendo o industrializador te devolver com uma nota com CFOP 5903.

Att.
Danilo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade