x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.802

Inventario Fisico x Controle de Estoque

Savio Alves

Savio Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 24 outubro 2009 | 12:21

Amigos, Eu pago ICMS pela entrada de mercadorias...

Na empresa em qual trabalho fizemos um inventario fisico e detectamos que faltava estoque em relação ao controle do sistema que possuimos, logo queriamos emitir uma nota fiscal de saida dando como perda de mercadorias, já que o imposto da mercadoria já está pago.

Gostaria de saber de vocês se existe algum embasamento legal, se eu estou certo, ou se iria caracterizar uma venda de mercadorias sem NF.???

Desde de já eu agradeço a ajudad e vocês...

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 08:18

Olá Sávio!!

Olha, pelo que conheço de Apuração do ICMS, as empresas tomam o crédito do ICMS na entrada e são debitados nas saídas.

O que ocorre é que as mercadorias tem tributação específica individualmente, algumas tem alíquotas diferente de outras, outras são diferidas ou tem base de cálculo reduzida, mas nas saídas o que vale mesmo é isso, o que está previsto no Regulamento do ICMS nos diversos tipos de mercadorias ou matérias primas.

Se esta mercadoria que você está se referindo está previsto que a mesma seja tributada, não vejo como não tributá-la na sua saída do estabelecimento.

Não dá para analisar mais especificamente seu caso sem que haja enbasamento legal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Savio Alves

Savio Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 09:35

Gilberto,

Eu pago por Substituição tributaria, e só uso o sistema de debito e credito para cahaça...

No caso eu gostaria de saber se existiria algum problema se eu emiti-se uma NF. de saida dando baixa nessas mercadorias que faltaram ou eu estaria caracterizando uma venda sem nota???

Eu começei a me questionar isso hoje.... o que você acha???

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 09:47

Olha, Sávio, desde que seja tributada como as demais saídas, aparentemente não vejo problemas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade