x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 353

Substituição Tributária

Gilvane Borba

Gilvane Borba

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 10:39

Prezados,

Estou com a seguinte dúvida, tem um cliente meu que possui duas empresa em Minas Gerais uma Indústria e outra de Comércio, onde a indústria vende os produtos para empresa de comércio e a mesma revende para todo o Brasil.

A dúvida é a seguinte quando a Indústria vende para o comércio calcula-se a ST, sendo as duas de MG vou utilizar a MVA e a forma de cálculo de Minas, porém está empresa comercial vai vender o produto para Alagoas que também possui ST no produto mas a base de calculo muda. Sendo assim como já houve a substituição em Minas a nota será emitida com CFOP 5405 e não tem o que se falar em ST já que a mesma foi recolhida na primeira operação. É assim mesmo ou tem algo que não estou sabendo?

GILVANE BORBA
[email protected]

"A dúvida é o princípio da sabedoria."
everton silva

Everton Silva

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 08:27

Sempre importante tambem ver se há protocolo.

"Quando um homem com experiencia encontra um homem com dinheiro, o homem com experiencia parte com dinheiro e o que tem dinheiro parte com experiencia"
Gilvane Borba

Gilvane Borba

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 08:29

Bom dia!

Então mas como eu posso fazer, tenho que vender da indústria para a empresa comercial dentro de Minas e calcular o ST, e depois quando a empresa comercial for vender para outra UF devo calcular novamente?? E depois solicitar a restituição?? Não existem uma possibilidade de evitar fazer o cálculo duas vezes??

GILVANE BORBA
[email protected]

"A dúvida é o princípio da sabedoria."
Laurindo Cassandro Manzoli

Laurindo Cassandro Manzoli

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 08:54

Bom dia!

Então para esse processo você vai ter que fazer o calculo de MVA da industria normalmente iniciando a cadeia sendo ele substituto e o comercio substituído.

Assim quando o comercio vender para fora do estado ela ira encerrar essa cadeia e iniciara uma nova sendo ela agora o substituto e a empresa que ela está vendendo o substituído. Para saber o valor do ST você terá que fazer o MVA ajustado usando a o MVA normal do produto mais a alíquota interestadual e a alíquota interna fazendo os cálculos e conseguindo o MVA ajustado. Assim você pagará novamente o ST depois terá que fazer o resgate do ICMS ST já pago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade