Maria Augusta
Iniciante DIVISÃO 1 , Comércio ExteriorTenho uma empresa inscrita no SIMPLES nacional e sediada em São Paulo, capital. Compramos diversas peças e acessórios de bicicletas de outras empresas (algumas do SIMPLES, outras lucro presumido), sendo que a maioria dos produtos constantes dessas notas fiscais possui NCM 87149990, 8714 9500, 87149990, 87149200, 87120010. Não há incidência de ICMS-ST nesses produtos.
As empresas das quais compramos estão sediadas em Manaus, Belo Horizonte, Vitória e na própria cidade de São Paulo.
Durante todos os anos de empresa, sempre pagamos a diferença de alíquota por comprar esses produtos de outros Estados.
Recentemente mudamos de contador e esse novo contador nos informou que, por sermos do Simples Nacional, não cabe a cobrança de DIFAL. Isso porque, o espírito da lei que trata do DIFAL diz que ela deve ser incidir nos casos em que a mercadoria adquirida é para uso e consumo ou ativo imobilizado. Mas no nosso caso, nós compramos os produtos para comercialização, eu não fico com eles na minha empresa, eu vendo o que eu compro de um fornecedor.
O que esse contador diz está correto? Minha empresa realmente não precisa pagar essa diferença de alíquota? E é possível, se isso estiver correto, reaver o dinheiro pago em anos anteriores?
Muito obrigada pela imensa ajuda!