x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 211

Nota Fiscal - Cancelamento x Pagamento

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 08:34

Bom dia!

Estou com um caso de um cliente que não estou conseguindo resolver.
O meu cliente emitiu uma nota de venda no dia 21/06 para uma associação. A nota fiscal foi enviada no e-mail do cliente, mas o mesmo diz que não recebeu e só veio reparar isso este mês, quando foi cobrado o pagamento.
Então, esta associação pediu para cancelar a nota fiscal e emitir uma nova porque com a antiga não será possível o pagamento, devido eles já terem feito o fechamento mensal deles, então pedi para emitir uma nota de devolução mas como é associação não é possível, e eu não consigo cancelar pois já passou mais de 01 mês.
A empresa se recusa a fazer o pagamento com a nota fiscal antiga, e pediu para emitir uma nova nota para pagamento.

Ao meu ver não está certo, pois vou ficar com 02 notas de saída, sendo que vou receber apenas uma. E se emitir uma nota de entrada, estaria errado também, pois eles não devolveram o material, só querem refazer a nota.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
E-mail: [email protected]
João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 10:07

Bom dia Thaina,

costumo dizer que quando algo na parte fiscal começa errado dificilmente você corrigirá da forma correta, o que quer que faça fica um "erro"... porque mesmo a nota sendo enviada pelo e-mail se houve o trânsito do material a nota deviria ter acompanhado e entregue junto com a mercadoria, daí o cliente já não teria o que argumentar.

Bom, a associação poderia registrar essa nota, pois mesmo sua emissão sendo do mês 06 o registro do evento da entrada pode ser no mês 07, não há problema nisso, existe um "transit time" que pode levar dias.

Agora o principal creio que seja o cliente receber o pagamento, se para isso a associação só fará com uma nova nota, aconselho a dar entrada como devolução e emitir a nova nota.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade