Cristiane M. Domingos
Prata DIVISÃO 3 , Analista FiscalBom dia,
Um cliente comprou um computador para seu ativo imobilizado.
Mandou para a empresa que faz a manutenção de seus programas para configurá-lo e lá, ele acabou sendo deixado cair de uma bancada causando vários defeitos. A empresa que faz a manutenção, se responsabilizou pela avaria e adquiriu um novo computador para meu cliente, e meu cliente deixará o que está avariado com a empresa de manutenção.
Desta forma, meu cliente terá duas notas fiscais de aquisição de ativo. O primeiro avariado e o segundo que será pago pela empresa que fez a avaria. Para baixar este bem (avariado), meu cliente pode emitir uma NF-e com CFOP 5.927 - Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração?
A entrada do computador avariado eu posso fazer com o CFOP 2.949 para não imobilizá-lo?
Meu cliente é optante pelo Simples Nacional, caso eu dê a entrada com o CFOP 2.406 e eu "vender" ele para a empresa de manutenção, terá que incluir o valor da NF-e no faturamento e tributá-la conforme o Anexo que está enquadrado?
Ou ainda, existe outra forma de dar entrada no computador avariado e saída sem que meu cliente seja prejudicado?
Agradeço a atenção desde já.