David Tavares Silva Vale
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde,
Estou trabalhando para uma empresa prestadora de serviços optante pelo lucro presumido localizada no estado do RJ que possui inscrição estadual unicamente para trânsito de mercadorias.
Recentemente a empresa recebeu uma nota de um fornecedor de SP com a natureza da operação "Outras entradas não Especificadas" com destaque de base de cálculo de ICMS e alíquota de 12% e em suas informações complementares diz que a mercadoria constante na nota está a título de troca em garantia.
Meu cliente por sua vez emitiu uma nota de saída com a natureza "Devolução de Mercadoria" no cfop 6949 também com destaque de imposto, obedecendo a nota de origem desta mercadoria.
Quando fui lançar na contabilidade, perguntei ao contador sênior da empresa que me disse que era para lançar a nota sem valor contábil por se tratar de Remessa em garantia. Lancei a nota e gerei o sped icms de junho. Todavia fui ao site do fisco fácil do RJ e apareceram ocorrências de irregularidades pois a informação do sped não batia com a nota emitida pelo meu cliente.
Gostaria de saber qual o procedimento correto, se é do contador sênior ou do meu cliente.
Grato,
David