Maurício
Iniciante DIVISÃO 1 , Arquiteto(a)Boa noite
Abri um empresa como optante pelo simples em 18/06/2018 na área de Perícias em segurança do trabalho. Entretanto ainda dependo de inscrição no Sistema tributário municipal (Pelotas-RS) e para tanto o sistema da cadastro não dá parâmetros de definição de uma alíquota de retenção a qual é pedida para a efetivação do cadastro. Levei ao meu contador para que ele fizesse para mim após ter lhe passado uma senha mas ele não pode fazer pelo sistema informatizado e compareceu a própria secretaria de finanças local para fazer ou se orientar sobre como fazer, o qual foi impedido pelos agentes.
Desconto a trinta e um anos um salário como autônomo para a previdência social (20%) e não estou sabendo como fazer a transição passando a descontar como pessoa jurídica, o que para mim seria mais em conta podendo aumentar para dois salários devido a redução na alíquota se eu estou certo.
Ainda não obtive receita e mesmo que tivesse obtido não sei com poderia fazer para tirar notas fiscais. Estou preocupado com as obrigações que por ventura já estejam sendo geradas só por manter a empresa inativa ou sem movimentação.
Confesso que estou meio perdido. Alguém pode me dar uma ajuda?
Grato
Maurício