x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 1.215

Correção nota.

suelen m

Suelen M

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 13:28

Boa tarde;

Temos um cliente que compra chapas plásticas de um fornecedor, esse fornecedor vende resinas plasticas e meu cliente as compra,mas meu cliente ira trabalhar com essas resinas em chapas,então pede ao seu forncedor que industrialize as resinas e já as envie como chapas.

Mas este fornecedor qdo emite a nota manda como Resina e entre parenteses discrimina as medidas,mas msmo assim esta errado tem que escrever chapa na nota e não resina,mas com ctza isso é devido ao fato de que se ele coloca chapa na nota ele paga 15% de ipi se ele põe resina paga 5% ...

Apenas dpois de um tempo percebemos este erro e queriamos fazer da seguinte forma: enviar como 5901 as chapas e eles retornarem como 5902/5124,para sanar esse problema mas eles alegam q a nota esta certa e que não vão fazer.Como base legal me utilizei do ajuste sinief 09/97 que indica como a nota deve ser preenchida e nos dados do produto o ajuste pede que se discrimine a nota de forma q permite sua perfeita identificação e resina é beem diferente de chapa, mas até agora não me responderam.

Será q não tem mais nada onde eu possa me basear para tentar contato com eles novamente?

Me desculpem a história =/

"as mais belas qualidades tornam-se inúteis qdo a força do caráter não as sustenta."
Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 13:59

Suellen Boa tarde!
Eu novamente!!! rssr!!!
A base legal que voce utilizou está mais do correta, não temos o que questionar nesse caso... Eles devem aceitar a "correção" da nota. Ou então voce elaborar uma carta alegando o equivoco e pedindo para eles assinar e carimbar, pois voce precisa se resguarda perante o FISCO.
Espero ter ajudado
Abraços

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
suelen m

Suelen M

há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:11

olá Victor ^^

Mas como seria essa carta ? nunca vi algo parecido.

Eu apenas faço alusão ao fato, por exemplo de que os produtos estão descritos de forma errada e peço para eles assinarem ?

"as mais belas qualidades tornam-se inúteis qdo a força do caráter não as sustenta."
ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:15

Boa tarde Suellen,

Digite o google, modelo de carta de correção, irá aparecer vários, q te ajudarão.

Espero ter Ajudado.

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:21

Assim como o Adriano postou, uma carta de correção, pois acredito que eles não assinaram, mas uma carta comercial mesmo, aleagando os erros constatados na notas fiscais.
Espero ter ajudado
abraços

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
suelen m

Suelen M

há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:38

Entendi mas é verdade poderia usar uma carta de correção.Mas será q a carta de correção será suficiente ?

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:43

Boa tarde..

Colegas, a situação está complicada para a Suellen... Se o fornecedor não quis corrigir as notas, não vai quere assinar a carta de correção e nem a carta comercial.

Em meu ponto de vista Suellen, você deveria comunicar diretamente ao fisco do seu município... Você poderia emitir a CC e pedir ao fisco para homologá-la... ou se não for possível, faça uma DE (Denúncia Espontânea)... Assim você obrigará o fornecedor a aceitar a correção e, evidentemente, recolher os impostos que foi feito a menor.

Mas só faça isso se a operação estiver legal por parte da sua empresa.

Sds...

suelen m

Suelen M

há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:50

Então Odair obrigada por responder... tambem não sei se ele vai querer assinar mas de qualquer forma é a melhor coisa a fazer para tentar corrigir primieiro,ai isso não sendo possível posso tentar me utilizar dos caminhos que voce me expôs...

E como funciona esse processo de homologação do posto fical ? ele pode assinar pelo cara a carta de correção ?

Não a empresa trabalha direitinho com a mercadoria.

Muito obrigada pelo contato.

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 13:18

Ola Suellen.

Homologar no PF é pedir ao seu fiscal (provavelmente deve ter um fiscal do Estado que "cuida" da sua empresa) assinar a carta... Mas não assinar pelo cara. Você ainda tera que enviar a carta para a empresa assinar, só que como terá o carimbo do fisco ele vai pensar 2 vezes antes de se recusar a assinar.

Mas, como você disse, tente primeiro acertar com o fornecedor, se ele se recusar aí sim você procura o fisco.

à disposição...

suelen m

Suelen M

há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 13:24

Ok obigada odair não sabia que tinha esse procedimento também , é bastante interessante.
Mas pensamos ser melhor não mexer com o fisco por enquanto,decidimos fazer aquela carta que voce mencionou informando as irregularidades e também que tentamos entrar em contato por diversas vezes para regularização mas sem êxito de resposta,vamos enviar esta carta aos correios e pedir uma carta registrada ou seja, aquelas em que os correios pede que alguma pessoa responsável acuse o recebimento e informe o Rg e se os mesmos se negarem a assinar os correios relatam o fato, o que é muito bom pois ai tem uma terceira empresa nessa parte e ainda mais sendo um serviço que dificilmente vá se duvidar da validade do documento.

Agradeço a atenção Odair tenha um bom dia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade