x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.133

ST artigos papelaria RS

IZABEL CRISTINA BORGES

Izabel Cristina Borges

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Sábado | 31 outubro 2009 | 12:14

Bom dia,
Trabalho em uma empresa cuja atividade é comércio varejista de artigos de papelaria e estamos enquadrados como GERAL. A partir de Nov/09 estes produtos (entre outros) passam a integrar a lista de ST. Minha dúvida é: Os fornecedores (distribuidores e industrias) têm nos procurado para ajustar o pgto antecipado da ST, então, se fizermos o pagamento antecipado como devemos proceder na venda ao consumidor final?
A nota de saída deve ter o débito do ICMS normal da operação, no caso do RS 17%?
Não posso repassar a ST para o cliente, então somo no custo da mercadoria?
E quanto ao registro dessas operações?
Sei que são muitas perguntas mas ST não é nada fácil de compreender...
Por favor, aguardo por ajuda!!!

Visitante não registrado

há 15 anos Segunda-Feira | 2 novembro 2009 | 01:15

Bom dia Izabel....

Essa substituição é um problema a todos, mas devagar estamos desvendando...rsrsrs

O Icms Substituição é que a empresa recolhe o imposto antecipado então neste caso o governo joga uma margem de lucro que ele acha que a empresa terá e cobra o imposto antecipadamente, a intenção é a não alteração no preço do produto, pois vc recolheu o imposto que vc pagaria futuramente, seu ICMS na venda não será cobrado, porém as micro e pequenas empresas enquadradas no simples nacional deu um grande impacto, pois o icms delas era reduzino e neste caso foi para cima....

então o ideal seria vc axar um preço ideal para vc continuar tendo a margem de lucro que tinha anteriormente, seu imposto de venda terá uma aliquota reduzida se vc reparar, porém na venda vc tem que mudar o cfop para 5405, na sua nota de venda vc não vai mencionar esse valor do icms destacado, pois vc não pagou ele já veio incluso no valor da mercadoria...

Se sua empresa for do simples nacional e vc não querer reduzir seus lucros será necessário um pequeno aumento nos preços sim, pois seu custo aumentou, como falei encima é necessário vc consultar seu contador, ver quanto % seu imposto vai reduzir e ai ver o quanto vc está deixando de ganhar. Importante também na venda lançar o cfop correto - 5405 ...

qualquer duvida esta ai meu email: @Oculto

Espero ter ajudado....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade