x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 254

Crédito ICMS/ST de simples para industria

SILVANA DE SOUZA

Silvana de Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 18:09

Boa tarde

Tenho uma empresa do Simples sou uma revenda, e meus produtos são quase todos insumos vendidos a mineradoras (pedreiras) e a maior parte dos meus clientes utilizada crédito de ICMS das compras.

Mas heis minha dúvida:

1. Nos produtos que compro com ST, onde pago o ICMS da minha venda futura para o fornecedor, esse valor pago permite crédito de ICMS por parte de meu cliente no momento que emito minha NF? (CFOP 5405, CSOSN 500)

2. Em sendo a resposta SIM como é o cálculo desse imposto? O valor que pago realmente ao fornecedor (BC calculado na origem) ou o valor da minha NF de venda x o %ICMS da faixa de faturamento que me encontro?

Exemplo:
Comprei 1.000 parafusos de SP a 1,00 cada. Este produto tem ST
Calculo ICMS ST com MVA 13,8%
1000 + 13,8% = BC 1.138,00 x 17% (ICMS interno SC) = 193,46
1.000 x 12% (ICMS SP-SC) = 120,00
ICMS ST = R$ 73,46

Digamos que vendi 500 parafusos a meu cliente a 2,00

- ICMS CREDITO COM BASE NA COMPRA = ICMS ST 73,46/1000UN DA COMPRA X 500 UN DA VENDA = 36,73
OU
- ICMS COM BASE EM MINHA FAIXA DE FATURAMENTO: 500 X 2 = 1.000,00 X 2,78% = 27,80

Estou em divergencia entre o que o contador orienta e o que a empresa do meu software faz. Pelo que vi das empresas daqui, não sei se pela dificuldade de ajustar o sistema ou pelo desconhecimento a segunda opção é a unica usada.

dificil entender.

Grata!

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 6 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2018 | 10:05

Silvana de Souza ,

Bom dia , Quando você compra uma mercadoria com ST , sabemos que apartir dai o ICMS já foi recolhido anteriormente , e em seu DAS será descontado a parcela de ICMS referente a alíquota encontrada através do seu RBT12 , por isso você íra emitir com o CFOP 5405 e CSOSN 0500 isso na operação internas , agora se você vai vender para fora do Estado, a operação de ST inicia novamente , e você paga em seu DAS o ICMS integralmente.

Para fazer uma simulação mais concreta , preciso de algumas informações , caso tenha interesse contate-nos.

Obrigado.

Assessoria & Consultoria Fiscal
@Oculto
Oculto WhatsApp
Peça já seu Orçamento !!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade