x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.160

Gerar nota de entrada (tipo 0) para nota de devolução errada (tipo 1 - saída)

Vanderlei

Vanderlei

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 21:30

Olá,

tenho a seguinte situação:

Fiz a NF de devolução parcial de TECIDO para meu fornecedor. Uma vez devolvida a mercadoria junto da nota, fomos avisados de que a pesagem=quantidade estava incorreta.
A questão é que o tecido é precificado em kilos, e isso afeta diretamente a tributação.

Já passou 3 semanas entre a emissão da nota de devolução e tal aviso.


Devido a esses fatores (tributação e prazo), NÃO posso fazer nem carta de correção nem cancelar a nota com pesagem errada, pois esta já foi recebida pelo fornecedor.

Conversando com meu contador, ele me orientou a fazer uma NF de entrada para repor o ICMS debitado sobre a devolução do tecido que foi com quantidade/pesagem errada.

Verifiquei a possibilidade de emitir tal nota fiscal de entrada (tipo 0) colocando o meu fornecedor como destinatário, mas não consigo fazer pelo meu programa de vendas. O suporte técnico desse programa me informou que esse tipo de nota não pode ser gerado, pois SÓ É PERMITIDO emitir NOTA / XML nas ocasiões abaixo:

a) quando é nota de saída (tipo 1), seja venda, remessa, transferência...
b) quando for uma entrada (tipo 0) referente a uma devolução de cliente pessoa física/consumidor final.

Quando for nota entrada (tipo 0) colocando o fornecedor de tecido como destinatário, o suporte me informou que não é possível emitir nota/xml. Achei estranho, visto a situação B que mencionei acima.

===Minha dúvida é esta===
É possível emitir uma NF/xml de entrada (tipo 0) na qual eu seja o emissor, e meu fornecedor seja o destinatário?


OBS: o CFOP que o contador me disse para utilizar nessa nota de entrada é o 2.101 (outras entradas) para eu repor o ICMS que havia sido debitado na nota de devolução com pesagem errada. Meu fornecedor é do Sul e minha fábrica fica em SP.

Agradeço muito pela colaboração de vocês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.