x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 237

Exportação de mercadoria entre SP e SC

Caroline Machado da Silva

Caroline Machado da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 09:54

Bom dia pessoal!
Tenho uma dúvida e gostaria que me ajudassem.

Tenho um cliente (transportadora) do estado de SP que vai realizar uma operação de exportação para o estado de SC e nos questionou se há uma isenção nesse trâmite.
Li o Anexo I do RICMS/SP e na lei diz o seguinte:

A isenção para a prestação de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal de mercadoria destinada à exportação, esta disposta no artigo 149 do Anexo I do RICMS/SP.

Este mesmo artigo dispõe que somente haverá aplicabilidade do beneficio fiscal quando a mercadoria for transportada do estabelecimento de origem, em território paulista até:

a) o local de embarque para o exterior;

b) o local de destino no exterior;

c) recinto ou armazém alfandegado para posterior remessa ao exterior

d) armazém geral situado neste Estado, para depósito em nome do remetente, observado o disposto no § 3º do artigo 149 do Anexo I do RICMS/SP.

Este benefício, quantos nas alíneas a, b e c , citados acima, somente se aplica quando a saída da mercadoria do estabelecimento de origem estiver fora do campo de incidência do imposto, nos termos do inciso V e da alínea "b" do item 1 do § 1º, ambos do artigo 7º do RICMS/SP, e também quando a prestação se tratar de redespacho ou subcontratação. Para contribuintes beneficiados com esta isenção, não se exigirá o estorno do crédito do imposto relativo às prestações.

No meu entendimento o ICMS é isento, pois para a exportação desde que o estabelecimento encontra-se no território paulista é isento até o local de destino, no caso em SC.

Poderiam me ajudar??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade