x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.231

Nota com Redução de ICMS + IPI na Base de calculo

Gustavo Conchal Richiardi Souza

Gustavo Conchal Richiardi Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Desenvolvedor
há 15 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 09:32

***DESCULPEM JÁ HAVIA CRIADO ESTE TÓPICO MAS NO LOCAL ERRADO, E COMO NÃO HAVIA NENHUMA RESPOSTA AINDA, RESOLVI CRIAR NO LOCAL CORRETO, POR FAVOR RESPONDAM***

Estou com uma dúvida para calcular a base de calculo de ICMS da nota, quando a nota é para cliente final (consumidor), ou seja, o IPI deve entrar na base de calculo do icms, e um dos itens tem redução do ICMS e também tem IPI. Vou colocar alguns números como exemplo à baixo e se alguém puder mostrar como seria o correto, agradeço.

Produto 1
Vlr - R$ 1.000,00
Redução - 60%
ICMS - 18%
IPI - 10%

Produto 2
Vlr - R$ 1.500,00
Sem Redução
ICMS - 18%
IPI - 10%

Qual seria a Base de calculo do ICMS?

MInha dúvida basicamente é se quando o produto tem redução de ICMS o vlr do IPI é aplicadoantes ou depois da redução.

Rose Telles

Rose Telles

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 16:07

Gustavo,

De que produto / classificação fiscal você está se referindo.

Estou perguntando porque vários produtos que possuem redução na base do icms " não tem aplicabilidade para consumidor final"

Rose

Marcos Spiazzi

Marcos Spiazzi

Iniciante DIVISÃO 2 , Desenvolvedor
há 13 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 12:04

Rose, bom dia!
Gostaria de saber a resposta para a pergunta do Gustavo supondo que o produto tenha aplicabilidade para consumidor final, ou seja, suponde que seja possivel a situação citada pelo Gustavo qual o procedimento?
O valor do IPI é somado na base de ICMS ANTES ou DEPOIS da redução de ICMS?
No aguardo!
agradeço antecipadamente!

Marcos

José Edgar dos Santos

José Edgar dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 12:14

Olá Pessoal. Minha dúvida é como contabilizar a Redução do IPI, levando-se em consideração que trata-se de uma empresa do ramo de comércio (que não tem recuperação do IPI. Como o Governo reduziu o IPI de alguns produtos. Foram emitidas Notas Fiscais de Devolução (com os produtos em estoque que foram contemplados pela redução) para os Fornecedor com o valor normal do IPI. Os fornecedores , por sua vez emitiram uma suas Notas Fiscais com os valores reduzidos do IPI, ficando a diferença (entre a Nota de Devolução e a Nota Devolvida pelo Fornecedor) a ser ressarcida pelo mesmo. Quais serão neste exemplo os lançamentos contábeis?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: