x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 4.395

Emissão de nota fiscal em contrato de parceria referente a produto agrícola

MARINA SANCHEZ CANTUARIO

Marina Sanchez Cantuario

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Tributário
há 6 anos Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 11:46

Amigos contabilistas estou com uma dúvid URGENTE!!

Estou tentando achar alguma Base Legal referente a emissão de nota fiscal entre contrato de parceria para produção de cana-de-açucar. Para ser mais explicativa, leiam abaixo o exemplo:

A empresa XPTO produz cana-de-açucar e a Empresa ABC cede o espaço para a produtora de cana realizar o plantio. As duas empresas firmaram um contrato de parceria, em que, todo o plantio que a empresa XPTO realizasse, 80% seria da empresa ABC. Porém a empresa ABC não utiliza a cana para nada, então, conversando com a empresa XPTO elas optaram em "vender" de volta a cana para a produtora no caso a XPTO. A minha dúvida é: deverá ser emitida nota fiscal de venda entre as empresas que firmaram o contrato de parceria?

Por gentileza, peço o mais rápido possível para alguém me ajudar e quem puder responder e enviar a base legal, melhor ainda.

Muito obrigada a todos!!

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 6 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2018 | 09:37

Marina Sanchez Cantuario ,

A Empresa ABC possui CNAE de venda ? , qual o ramo de atividade dessa empresa ? , só não entendi muito bem esse acordo , porque a empresa ABC irá ficar com 80% da produção da XPTO sendo que a mesma não irá utilizar para consumo ou revenda , a não ser que a mesma faça revenda de cana de acuçar ai sim ..

Não seria mais fácil fazer um acordo somente para locação espaço do que fazer tudo isso , se a empresa ABC não tiver o CNAE , será algo mais trabalhoso pra mesma porque terá que fazer alteração , ter certificado para emitir as notas , ter mais declarações e etc .

Assessoria & Consultoria Fiscal
@Oculto
Oculto WhatsApp
Peça já seu Orçamento !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade