x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 248

Nota Fiscal Compra e Venda MEI

Wagner Antonio Ludvig

Wagner Antonio Ludvig

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 6 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2018 | 22:59

Boa noite.

Estou iniciando com meu escritório contábil, por conta disso tenho apenas algumas empresas do Mei para que eu possa ir adquirindo mais experiencia.
Tenho uma empresa do Mei que exerce a atividade de comercio varejista de roupas, essa empresa não emite nota fiscal para os clientes, porém ela faz todas as compras de mercadorias com o CNPJ da empresa. Minha duvida é se tem algum problema comprar e não emitir Nf para clientes uma vez que o Mei não tem a obrigatoriedade de emitir Nf.

fernando bento

Fernando Bento

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 6 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 16:07

Boa Tarde
Conforme o Anexo XI , art. 34 , I e II, e art. 37 , parágrafo único do RICMS/PR o MEI está dispensado de emissão de nota fiscal, nas seguintes situações :

1) nas operações com vendas de mercadorias, ou nas prestações de serviços, para consumidor final pessoa física;
2) nas operações com mercadorias para destinatário inscrito no CNPJ, quando este emitir nota fiscal de entrada;
e estará obrigado à sua emissão:
1) nas prestações de serviços para tomador inscrito no CNPJ;
2) nas operações com mercadorias para destinatário inscrito no CNPJ, quando esse não emitir nota fiscal de entrada

Nessa situações o MEI, pode aderir a emissão da a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) nos termos da Norma de Procedimento Fiscal CRE nº 14/2011.

FERNANDO BENTO DA SILVA
Consultor Fiscal/Palestrante
Email: @Oculto
Linkedin:linkedin.com/in/fernando-bento-32301a33/
Twitter : Fernando Bento @Fernand80212601
https://twitter.com/fernand80212601

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade