Pedro
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar EscritórioCaso: O fornecedor/Y emitiu duas NF-e iguais, com as mesmas informações apenas com a numeração diferente p/ o cliente/empresa X. Ex: 559 e 560, portanto era p/ ter emitido apenas uma NF-e. Eu registrei e enviei no SEF de 09/2019 as duas NF-e. Quando foi em 10/2018 o fornecedor/Y emitiu uma NF-e de devolução da NF-e 559 e não nos informou. O problema é que nem o meu sistema e nem o SEF permiti a importação dessa NF-e de devolução, pois era p/ o cliente emitir a NF-e de devolução e não o fornecedor.
COMO PROCEDER?
DUVIDAS:
1. Posso lançar está NF-e de devolução diretamente no SEF de 10/2018?
2. Não precisará informá-la no SEF 10/2018 e apenas guarda-la para possíveis fiscalizações?
3. Deverá retificar o SEF e retirar a NF-e Nº 559 já que foi cancelada pela NF-e de devolução?
4. O fornecedor poderá emitir uma NF-e de saída para cancelar a NF-e de entrada de devolução, e após essa operação o cliente poderá emitir uma NF-e de devolução de compra p/ fazer o cancelamento no SEF ?
5. Já que o destinatário/cliente que não teve culpa dessa assimetria é Emissor de NF-e, este poderá emitir uma nova NF-e de devolução e o fornecedor que emitiu a NF-e de forma errada arcar com as consequências?