x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.663

credito presumido icms

MAURO MAGALHAES DE SOUSA

Mauro Magalhaes de Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2009 | 10:12

Olá bom dia a todos!
Este é o meu primeiro tópico.

Alguém poderia me esplicar como proceder na apuração do ICMS, quando uma empresa atacadista de feijão em MINAS, que optou pelo credito presumido de ICMS conf. art 75, XXIII, efetuar compras de produtor rural PF, neste estado, as quais são isentas conf. anexo IX, art. 459 do RICMS/MG?

A minha duvida é a seguinte: à esta empresa, fica assegurado credido presumido de 2,4%, se repassar o mesmo valor ao produtor rural, certo(art.75, XXXIII). Assim, a empresa fica obrigada, ou não, a aproveitar este credito?, ou poderá descartá-lo, e utilizar somente o defino no art.75 inciso XXIII

Se a caso esta empresa, vender feijão que esteija com o prazo de validade vencido, a uma indústria de ração, posso aproveitar também o crédito presumido, ou vou pagar o ICMS integral, nesta operaçao?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade