x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.041

Vendas Interrestaduais - Substituição Tributária

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 24 novembro 2009 | 10:19

Bom dia Admilson!

Precisa ser verificado no convênio/protocolo se há determinação para cálculo do diferencial de alíquota cuja responsabilidade é do remetente. Ultimamente há inúmeros protocolos que atribuem a responsabilidade pelo recolhimento do diferencial ao remetente, então deve-se calcular a diferença e somá-la ao total da NF e o remetente repassar ao Estado destinatário.

Veja abaixo um exemplo de Protocolo que traz essa determinação:

PROTOCOLO ICMS 159, DE 1º DE OUTUBRO DE 2009.
Dispõe sobre a substituição tributária nas operações com máquinas e aparelhos mecânicos, elétricos, eletromecânicos e automáticos.

Cláusula primeira: Nas operações interestaduais com as mercadorias listadas no Anexo Único (...)fica atribuída ao estabelecimento remetente(...)

Parágrafo único. O disposto no "caput" aplica-se também à diferença entre a alíquota interna e a interestadual sobre a base de cálculo da operação própria, incluídos, quando for o caso, os valores de frete, seguro, impostos e outros encargos transferíveis ou cobrados do destinatário, na hipótese de entrada decorrente de operação interestadual, em estabelecimento de contribuinte, de mercadoria destinada a uso, consumo ou ativo permanente.

Assim, somente mesmo analisando o que determina o protocolo.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Paulo Cesar

Paulo Cesar

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 24 novembro 2009 | 10:24

Bom dia !!!!

Estou vendendo mercadoria para o Estado de MT, porem estou entregando por conta e ordem do cliente no estado do RS, este produto está sujeito a ST no estado de RS, que tem convenio com SP neste produto , o fisco de RS está exigindo desta operação de Remessa por conta e ordem -6.923, o pagamento do ICMS ST, está correto ???

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade