Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.230

ISS de profissão regulamentada se aplica a PJ?

CLAUDIR PEREIRA DOS SANTOS

Claudir Pereira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 24 novembro 2009 | 10:17

Bom dia. Fiz buscas no Google e aqui no fórum e não encontrei nada que tratasse sobre esse assunto.
Meu problema é o seguinte. Faço a contabilidade de um Hospital e aqui temos clínicas que prestam serviços médicos. Minha dúvida é quanto ao $ 3º do art. 9 do Decreto Lei 406/1968:

Art 9º A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.

§ 3° Quando os serviços a que se referem os itens 1, 4, 8, 25, 52, 88, 89, 90, 91 e 92 da lista anexa forem prestados por sociedades, estas ficarão sujeitas ao imposto na forma do § 1°, calculado em relação a cada profissional habilitado, sócio, empregado ou não, que preste serviços em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicável. (Redação dada pela Lei complementar nº 56, de 15.12.1987).



Salvo melhor juízo este artigo determina que devem ser cobrados valores fixos mesmo que o serviço médico seja prestado por uma clínica.
Alguém poderia expor uma opinião sobre o assunto?


Cordialmente;


Claudir

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade