x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 5.980

GIA Indevida - SEFAZ/SP - Conta Fiscal - Regime Tributário -

Diego Formigari

Diego Formigari

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Administrativo
há 6 anos Sábado | 12 janeiro 2019 | 13:04

Pessoal,

Alguém tem cliente que em 2017 ultrapassou o Sublimite do SN de tal forma que em 2018 apurava os tributos federais como SN e os estaduais como RPA, e esteja apresentando problemas na Conta Fiscal, mais precisamente, a informação de GIA indevida para as competências de 2018?

Isso aconteceu com um cliente nosso durante essa semana (7 a 11/01/2019). Até dezembro as GIAs de 2018 estavam normais na Conta Fiscal. Parece que algo aconteceu na "virada do ano".

- Alguém está com esse problema?
- Sabe identificar o motivo?
- Encontrou a solução?
- Foi no PF de jurisdição da empresa?

Estive no PF Butantã DRTC-III-Capital na sexta 11/01/2019 mas não souberam me dizer o que estava acontecendo.

Bom, acredito que sei o que está acontecendo, porém, não sei dar a solução.

Acesse a Conta Fiscal por Mês de Referência do contribuinte que apresenta esse problema, e deixe o mouse parado (sem dar cliques) em cima de "Regime Atual" (escrito com letras azuis). Vai abrir uma caixinha com o "Histórico do Regime".

Para o nosso cliente essa caixinha está aparecendo assim:

|------------------------------------------|
| .......... Histórico do Regime .......... |
| Data Início | ..Data Fim.. | Regime |
|xx/xx/xxxx| 30/06/2007| .RPA-ST. |
|01/07/2007| 31/12/2018| .SN-ST. |
|01/01/2019| ... Atual ... | .RPA-ST. |

Na minha humilde opinião, é aqui que está o problema.

Atente-se às datas que destaquei.

Visto que em 2018 o ICMS era apurado como RPA, essa caixinha deveria estar assim:

| .......... Histórico do Regime .......... |
| Data Início | ..Data Fim.. | Regime |
|xx/xx/xxxx| 30/06/2007| .RPA-ST. |
|01/07/2007| 31/12/2017| .SN-ST. |
|01/01/2018| ... Atual ... | .RPA-ST. |

Eu disse isso à pessoa que me atendeu no PF Butantã, mas ela não conseguia entender o que eu estava dizendo.

Para a minha sorte, quando estava em atendimento, na mesa ao lado tinha uma outra pessoa que estava com o mesmo problema, então ao menos afastei a hipótese de ser uma exclusividade com o nosso cliente, me levando a crer que pode ser um problema que está afetando outros contribuintes paulistas.

Como a pessoa que me atendeu viu que não era exclusividade minha, ela e a outra pessoa que atendia o outro caso igual ao meu subiram para falar com um responsável.

Depois de uns 15 minutos ela voltou para a mesa, anotou meu telefone e e-mail, protocolou um processo GDOC para me dar um comprovante, e por fim me disse que haverá uma reunião na semana que vem (14 a 18/01/2019) em que o assunto será tratado.

Quero saber se vocês também estão com esse problema para "unir forças" e pedir providências em caráter urgente.

Obrigado pela atenção!

"Uivemos, disse o cão. Livro das Vozes."

Pessoal,

Só para concluir o tópico, demorou um pouco mas meu problema foi resolvido e era exatamente o que havia informado no post anterior. Então se por acaso acontecer com alguém é só proceder da mesma forma.

Essa semana voltei ao PF Butantã DRTC-III-Capital porque o problema persistia.

No atendimento pedi para confirmar se a minha opinião estava correta e reiterar o pedido de urgência.

A pessoa que me atendeu subiu até o mezanino para falar com o responsável e voltou com a informação de que até o final dessa semana a Conta Fiscal por Mês de Referência estaria ajustada e que o problema era exatamente o que havia apontado.

Ontem, 24/01/2019, a Conta Fiscal por Mês de Referência já estava com o Histórico do Regime ajustado, porém, ainda constava GIA indevida. Hoje, 25/01/2019, o ajuste finalmente surtiu efeito, não consta mais GIA indevida e a Conta Fiscal por Mês de Referência está normal.

Bom, é isso...

Um abraço à todos!

"Uivemos, disse o cão. Livro das Vozes."

Diego Formigari
Formigari Contabilidade
[email protected]
+55 (11) 98130-8857

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade