x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 72.185

mva ajustado quando usar?

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 14 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 14:51

Quando devo usar o mva-st ajustado, estou em minas e vendo produtos para sp, sei que a aliquota interna do produto em sp é de 18%. Gostaria de uma explicação clara do uso do mva - ajustado pra acabar de vez com minhas duvidas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 16:07

Boa tarde!

é necessário ajustar quando o produto que você vende tem diferença de aliquota entre o seu estado e o estado que está vendendo.

Por exemplo se esse produto é 12% em MG e 18% em SP é necessário ajustar.

Caso as aliquotas de ICMS sejam equivalentes não é necessário ajustar, Ex. 18% em MG e 18% em SP ou 12% em MG e 12% em SP.

Tenha uma tabela que faz o ajuste de acordo com a fórmula disponibilizada pelo Sefaz.


me mande um e-mail solicitando que lhe envio

@Oculto



Att,




Cleiton Alves!

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 14 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 16:25

Cleiton sua explicação foi muito boa, mas minha duvida é a seguinte: a mercadoria em MG é 18% e em SP tambem é 18%, o caso é que, quando vendo pra SP a aliquota de venda interestadual passa pra 12%, é ai que ta minha duvida, se tenho que usar o mva jaustado ou não.

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 16:50

Boa tarde a todos!
Ricardo, voce está vendendo para São Paulo, baseado em protocolo entre os Estados correto:

A base do protocolo:

MVA ajustada = [(1+ MVA ST original) x (1 - ALQ inter) / (1- ALQ intra)] -1", onde:

I - "MVA ST original" é a margem de valor agregado indicada no Anexo Único deste protocolo;

II - "ALQ inter" é o coeficiente correspondente à alíquota interestadual aplicável à operação;

III - "ALQ intra" é o coeficiente correspondente à alíquota prevista para as operações substituídas, na unidade federada de destino.

Quando voce vende para São Paulo, voce utiliza a aliquota interestadual de 12%, que corresponde a "Alq Inter".

Este produto aqui em SP é 18%, que corresponde a "Alq Intra".

Veja que existe variação de 12% pa 18%, sendo necessario nesse caso fazer o Ajuste.

Suponhamos que na hipotse deste produto não fosse de 18% e fosse de 12% aqui em São Paulo, voçe não necessitaria fazer o ajuste, pois as Aliquotas se igualariam.

At;


Patrick Correa

Patrick Correa

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 17:13

Boa tarde amigos!trabalho em uma Distribuidora em Porto Velho Rondonia,cuido dos cadatros de produtos e me apareceu a seguinte duvida.Alguns produtos como por exemplo Absorventes Hig,Fraldas,creme dental,escovas de dentes classificados aqui como produtos sugeitos a Substituição Tributaria,possuem sua MVA-S diferenciadas conforme a origem desses produtos.Quer dizer a MVA de de um Absorvente Hig que for comprado na região Sul,sera diferente de um mesmo Absorvente ,da mesma marca e tamanho comprado na regia nordeste.
Gostaria de saber se existe uma MVA Original para esses produtos,uma vez que é impossivel que eu crie varios cadastros para um mesmo produto da mesma marca e tamanho somente prq ele possui uma MVA diferenciada por conta de sua origem,e meu sistema tbm não possue campos para cadastrar mais de um Valor de MVA.Gostaria de saber se existe essa MVA Original como é o caso do Açucar que aqui no estado é classificado como produto ST e possui MVA de 40%.Desde já agradeço a ajuda!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.