x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.435

Posso tomar crédito de ICMS caso não haja destaque de ICMS n

AMANDA

Amanda

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 20:27

Alguns fornecedores de meu cliente não fazem o destaque do ICMS na nota fiscal (nem valor, nem alíquota).
Posso tomar crédito de ICMS caso não haja o devido destaque?

Gostaria de saber para casos em que o fornecedor é RPA e também para caso o fornecedor seja optante pelo simples nacional (há casos em que não há destaque da aliquota em campo próprio, porém há nos dados adicionais da NF, e tem casos que não tem em lugar nenhum).

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 07:33

Amanda,

A princípio, se não há destaque não há direito a crédito, pois o destaque do imposto depende de diversos fatores, como por exemplo:

RPA
Se o material é isento de ICMS não virá destaque na nota e por consequência você não vai tomar um crédito que não existe devido à isenção.

Simples
Quando o fornecedor é do Simples, tem que ter a informação nos dados adicionais para você ter direito a crédito. Caso não venha você pode solicitar uma carta de correção para o fornecedor pedindo que ele informe de acordo com a Lei.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832
AMANDA

Amanda

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 08:08

Obrigada, Karina!

No caso das empresas optantes pelo Simples Nacional, se tiver a informação nos dados adicionais basta para que eu possa tomar o crédito então, correto? Não é necessário que tenha em campo próprio?

E no caso de RPA que tenha vendido produtos que não possuem isenção de ICMS, como devo proceder?

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 08:43

Amanda

No caso das empresas optantes pelo Simples Nacional, se tiver a informação nos dados adicionais basta para que eu possa tomar o crédito então, correto? Não é necessário que tenha em campo próprio?

Está correto, e você vai tomar crédito no valor informado nos dados adicionais.

E no caso de RPA que tenha vendido produtos que não possuem isenção de ICMS, como devo proceder?

Sem o destaque não toma crédito.
Estes casos tem que ser analisados de acordo com as informações constantes das notas fiscais e caso você encontre algum erro ou divergência deve ser solicitada a correção.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade