Taynan Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)Compro produtos para revenda e uso e consumo para a minha empresa. Os de revenda eu vendo e os de uso e consumo eu utilizo em máquinas locadas em meus clientes. Há algum tempo, os fornecedores de fora do estado, emitiam as NF separadas, contendo no assunto se era para consumo ou revenda. As emitidas como revenda gerava um imposto ST, que eu pagava no ato da compra. As de consumo, gerava DIFAL que o imposto era calculado normalmente ao final de cada mês. Houveram algumas mudanças na legislação e todos os produtos que eu compro (independente se pra revenda ou uso e consumo) são emitidos com ST (imposto antecipado no ato da compra). Eu desejo saber se na hora de dar entrada no produto na empresa, eu devo destacar para a contabilidade quais produtos daquela NF são para revenda e quais são para uso e consumo? Se eu fizer esse destaque além de já ter pagado a ST eu também pago a DIFAL? Ou eu devo entrar com a nota normalmente sem fazer a separação e a medida que eu vou emitindo a NF, os CFOPS utilizados já destacam para qual fim é o produto?
Um exemplo que me deixa a dúvida: Compro 10 cartuchos de toner com ST. Se eu divido a NF informando que 5 são para revenda e 5 para uso e consumo e ao final do mês, vendi todos os 5 e sobraram 2 dos de uso e consumo, mesmo já tendo pagado ST eu não posso revender porque no ato da entrada da NF eu informei que aqueles produtos eram de uso e consumo. Então, eu posso entrar com o produto normalmente sem ter que dividir a NF?