x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 2.393

Nota fiscal de entrada para produto quebrado e nota fiscal d

VDL91

Vdl91

Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 20:32

Olá, pessoal, boa noite, obrigado peço espaço. Vou enumerar minhas duvidas para facilitar o entendimento.

1. Com a nota de entrada de um produto usado quebrado consigo "comprovar" a nota de saída do mesmo produto usado só que agora consertado semi-novo?

2. Sou MEI, compro lote de determinado produto quebrado de PESSOA FÍSICA, conserto e revendo, porém não revendo em lote, mas sim de forma unitária/fracionada . Devo emitir uma nota de entrada para cada item/modelo que se encontra no lote para depois poder emitir uma nota de saída caso apenas uma unidade for vendida?

edit: Meus clientes são exclusivamente PJ.

3. Compro lote desse produto quebrado de outros estados também de PESSOA FÍSICA, existe a necessidade de se ter uma nota antes disso chegar até a minha empresa? Enquanto isso está a caminho eu mesmo posso emitir uma nota de entrada e usar disso como "documento" caso por alguma razão for exigido durante o transporte nos correios/transportadora? Quando digo quebrado é um item visivelmente quebrado.

Desde já muito obrigado!

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 07:56

Vdl91 ,

1. Com a nota de entrada de um produto usado quebrado consigo "comprovar" a nota de saída do mesmo produto usado só que agora consertado semi-novo?

Sim, com a nota de entrada, devidamente registrada em sua contabilidade, você tem a comprovação da origem do material e pode fazer a posterior saída do retorno do item reparado

2. Sou MEI, compro lote de determinado produto quebrado de PESSOA FÍSICA, conserto e revendo, porém não revendo em lote, mas sim de forma unitária/fracionada . Devo emitir uma nota de entrada para cada item/modelo que se encontra no lote para depois poder emitir uma nota de saída caso apenas uma unidade for vendida?

Você não precisa emitir uma nota de entrada para cada item, mas sim uma nota de entrada onde esteja discriminado separadamente cada item adquirido. Esse procedimento é necessário para que você consiga fazer a saída individual dos produtos.

3. Compro lote desse produto quebrado de outros estados também de PESSOA FÍSICA, existe a necessidade de se ter uma nota antes disso chegar até a minha empresa? Enquanto isso está a caminho eu mesmo posso emitir uma nota de entrada e usar disso como "documento" caso por alguma razão for exigido durante o transporte nos correios/transportadora? Quando digo quebrado é um item visivelmente quebrado.

Quando a remessa dos materiais é feita pelos correios, obrigatoriamente, é necessário que o remetente envie uma declaração de itens e valor que estão sendo enviados na encomenda, portanto, nestes casos esse é o documento que deve acompanhar os produtos.
Esse procedimento é necessário independentemente do estado físico que o material apresente, ou seja, é feito para produtos novos, usados ou quebrados.
Como está recebendo de pessoa física, quando o material for recebido em sua empresa você deve emitir a nota fiscal de entrada para que ele possa integrar seu estoque.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832
VDL91

Vdl91

há 6 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2019 | 00:11

Boa noite, Karina, muito obrigado pela sua resposta, já consegui entender um pouco mais da nota de entrada, porém ainda me resta umas dúvidas no preenchimento da NF de ENTRADA:

1. Na aba DESTINATÁRIO/REMETENTE devo preencher com as informações da PF que está me vendendo os itens usados ou com informações da minha empresa que é PJ e está comprando os itens usados? Até onde fiquei sabendo deve ser preenchido com as informações da PF que está vendendo já que a mesma não emite nota fiscal.

2. Na aba NF-e, em NATUREZA DA OPERAÇÃO devo preencher com COMPRA DE MERCADORIA? O que estou comprando são itens usados quebrados que serão recondicionados e vendidos para PJ.

3. Na aba PRODUTOS E SERVIÇOS, em CFOP devo escolher a opção 2101 - COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO? O que estou comprando são itens usados quebrados que serão recondicionados e vendidos para PJ.

Desde já muito obrigado mais uma vez.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2019 | 07:34

Vdl91 ,

1. Na aba DESTINATÁRIO/REMETENTE devo preencher com as informações da PF que está me vendendo os itens usados ou com informações da minha empresa que é PJ e está comprando os itens usados? Até onde fiquei sabendo deve ser preenchido com as informações da PF que está vendendo já que a mesma não emite nota fiscal.

Sim, os dados que devem ser usados são o da pessoa física que está lhe vendendo o material.

2. Na aba NF-e, em NATUREZA DA OPERAÇÃO devo preencher com COMPRA DE MERCADORIA? O que estou comprando são itens usados quebrados que serão recondicionados e vendidos para PJ.

Sim, será compra de mercadoria.

3. Na aba PRODUTOS E SERVIÇOS, em CFOP devo escolher a opção 2101 - COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO? O que estou comprando são itens usados quebrados que serão recondicionados e vendidos para PJ.

Não tenho informações suficientes para determinar. É preciso saber se sua atividade como MEI é de industrializador ou somente comerciante e analisar a legislação para verificar qual a melhor discriminação para os processos que serão feitos.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832
VDL91

Vdl91

há 6 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 19:49

Karina, boa noite, obrigado pela atenção que deu ao tópico. 

Me resta apenas mais uma dúvida.

Vendi um equipamento para outro estado  e preenchi uma nota fiscal avulsa de entrada e saída, entretanto tenho como resposta apenas a mensagem "VALIDAÇÃO OK" sendo que notas emitidas anteriormente estão como "AUTORIZADO USO" permitindo que eu imprima a NF-E com valor fiscal. Isso significa que a nota está em processo de validação? Quanto tempo demora?

Muito obrigado mais uma vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade