x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.364

Emissão de Nota fiscal com itens faltantes

Luis Paulo Ribeiro

Luis Paulo Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 11:21

Bom dia pessoal,

Recebi uma NF para posterior revenda com 9 itens que fazem parte de um conjunto de peças e ao dar entrada desta nota em meu estoque, por engano dei entrada somente em 6 itens (os outros 3 estavam relacionados na segunda página, a qual não me atentei). Desta forma, ao se realizar a operação de revenda, foi emitida uma NF de saída com 6 itens que compõem o valor total de todos itens comercializados.
Agora vi que preciso constar estes itens e que o caminho mais indicado seria emitir uma nova NF com os itens faltantes, o valor destes itens já foram embutidos na NF incorreta e também não posso indicar valor = 0 para os itens. Referente a NF complementar, também vi aqui no fórum que não se aplica caso se deseje inserir mais itens (somente alteração de quantidade).
Desta forma, como vocês me recomendam proceder para eu ajustar a saída destes 3 itens faltantes sem gerar cobrança de tributos, visto que o valor destes itens foi distribuídos equivocadamente nos outros 6 itens corretamente indicados na NF?

Exemplo:
Entrou de fato 09 itens de R$ 10,00 cada através da NF, porém:

Entrada no estoque (equivocada): 06 itens
Valor de cada item: R$ 10,00
Valor total da NF: R$ 90,00

NF de saída: 06 itens
Valor de cada item: R$ 30,00
Valor total da NF: R$ 180,00

O valor de venda de cada item era pra ser de R$ 20,00, resultando no valor total da NF de R$ 180,00 para a venda de 09 itens. Porém faturou-se 6 itens com o valor de R$ 15,00 cada. Agora é preciso adicionar mais 3 itens, porém o valor dos mesmos (inclusive os impostos) já foram distribuídos na venda dos itens.

Desde agradeço a ajuda de vocês.

Obrigado.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 12:25

Emita uma nota com cfop de remessa (5.949) sem tributação mencionando em dados complementares que o ICMS foi destacado na nota tal...

Se não entrou no estoque, faça esta nota sem dar baixa no estoque e explique para o cliente que esta nota é apenas para circulação pois a nota de venda já está incluso o valor do 3 itens faltantes.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: fiscalize.contabilidade@gmail.com
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Luis Paulo Ribeiro

Luis Paulo Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 12:55

Muito obrigado Telma,

No caso da não tributação, posso utilizar:

ICMS - 41 - Não tributada
IPI - 53 - Saída não-tributada
PIS/COFINS: 49 - Outras Operações de Saída co alíquota 0?

Ref. ao valor de cada um dos 3 produtos, deixo o valor que seria caso eles fossem inclusos na primeira nota?

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: