x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.231

Nota Fiscal doação de Gado para pessoa Fisica

Lidiane Andrade

Lidiane Andrade

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 10:01

Bom Dia!

Essa operação é nova para mim, e gostaria de saber com os colegas da área de que forma eu emito uma nota fiscal de Doação de Gado, somos uma empresa do seguimento da Agricultura, criamos gado para vendas para abate.

A doação será feita para uma pessoa física, queria saber como emitir a nota (CFOP), se incide impostos (ICMS) qual a base legal?, se não incide, qual o dispositivo legal para essa isenção? devo emitir GTA? Há mais alguma outra informação que devo fazer?

Aguardo retorno para emissão da nota fiscal.

Um grande abraço e muito obrigada a todos!

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2 , Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 10:22

Bom dia Lidiane !
No meu entendimento, você deverá emitir uma nota utilizando o CFOP 5.910 (Remessa em bonificação, doação ou brinde). A tributação da nota fiscal, seguirá a legislação do Estado onde ocorrer a operação.
Ao meu ver não é necessário inserir embasamentos, a não ser que haja reduções de base de cálculo ou alíquotas, que acredito que não seja o caso.
Sobre a emissão do GTA, isso deverá ocorrer normalmente, pois este documento comprova o transporte dos animais !
Espero ter ajudado !

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
Lidiane Andrade

Lidiane Andrade

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 10:48

Daniel, obrigada pelo retorno, porém, o GTA tenho que emitir por se tratar de transito animal, ou você conhece também sobre o embasamento legal que dispensa o recolhimento da taxa do GTA?
Estou no site da defesa agropecuaria lendo as legislações e nao estou encontrando nada ate o momento.

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2 , Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 10:54

Sim, a GTA (Guia de Transporte Animal) é necessária por conta do transporte que ocorrerá. Sem este documento, você poderá ser notificada caso haja fiscalização na rodovia !

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade