Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.682

iss retido ou tributado?

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 09:54

Bom dia!!!


Estou com dúvidas quanto ao livro de serviços prestados (empresa LP). Vejam o lançamento que está sendo feito:

Valor da nota: 2.597,15
ISS DEVIDO: 77,91
ISS RETIDO: 77,91 (3%)
Isento: 2.597,15

No meu ver ou o ISS é retido ou ele é TRIBUTADO. Não devem constar valores nos dois campos, mas apenas em um só. Eu faço a contabilidade aqui, integro tudo, porém o setor fiscal me explicou o seguinte: que deve ser feito como exemplifiquei, para que a empresa faça a apuração de todo o ISS do mês e depois desconte o valor da retenção, assim como é feito com o PIS, o COFINS.
Mas até na hora de gravar lá no fiscal o lançamento, o próprio sistema dá um erro, falando que a alíquota é estranha. E outra coisa, o livro fica assim:
Imposto Devido: 77,91 (sendo que ele é retido e não deveria ser devido, pois a empresa não tem essa obrigação a pagar)

Gostaria de algo embasado na lei.

Bom tentei ser clara!! No aguardo

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade