x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.666

Cálculo do custo para entrada de notas fiscais

Thiago Augusto

Thiago Augusto

Bronze DIVISÃO 2 , Desenvolvedor
há 6 anos Terça-Feira | 5 março 2019 | 18:13

Olá, estou com dúvidas quando estou fazendo as entradas de notas fiscais.

1) Minha dúvida é com relação ao regime tributário, por exemplo, quando uma empresa for Simples Nacional, como calculo o custo do produto?
Seria Valor de Compra + Val. Frete + Val. Seguro - ICMS +IPI?

2) E quando for regime normal? Qual seria o cálculo?

3) E quando existir o ICMS ST ele soma ou subtrai ?

Espero ter explicado corretamente minha dúvida.

Desde já agradeço pela ajuda que me derem.

Adriana Davi

Adriana Davi

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 14:20

Boa tarde Thiago,

Trabalho na formação de custos em uma empresa atacadista aqui no PR,sobre o regime tributário dos nossos fornecedores só muda o calculo quando a mercadoria é tributada por ICMS ST.

Os fornecedores do Simples Nacional que mandam mercadoria para o PR utilizam a MVA original, ao que muda então de um regime tributário para o outro seria a margem de ST utilizada.

Sobre o questionamento da ST subtrair ou somar do custo: A ST é suportada pelo adquirente da mercadoria, dessa forma ela soma ao custo

Ex.: Compra de 10 jogos de copos, custo de R$15,00 cada jogo + 10% de IPI + R$85,00 de ST e mais R$12,00 de frete. (Valor total da nota R$250,00)

Custo bruto:R$ 15,00
IPI: R$1,50 (10%)
ST:R$8,50 (Vlr da ST divida pela quantidade)
Frete: R$0,72 4,8% de frete(Vlr do frete / vlr total da nota)
Custo liquido: R$25,72

Esse é o calculo basico que utilizamos para formação do custo da maercadoria. Caso queira posso te passar uma planilha para facilitar.

Att.,

Adriana Davi
Skype faturamentosuperatacado

Adriana Davi - Fiscal Moinho Regio PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade