x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 86

consumo próprio

Catia Borges

Catia Borges

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 12 março 2019 | 10:26

Bom dia,

Estou com duvida em uma operação que existe na empresa onde estou trabalhando.
trabalho em um auto center, e eventualmente fazemos revisão nos carros próprios da empresa, onde utilizamos peças do nosso estoque.
A operação vem sendo acobertada por nota fiscal de venda de mercadoria, emitida contra a própria empresa, entendo que esse procedimento não é correto.
Como devemos proceder?
Pode ser emitida nota fiscal de Outras saídas , devidamente tributada e baixando estoque?
Não encontrei dento do Regulamento do ICMS /RJ embasamento legal para essa operação.

Conto com a ajuda dos colegas.

Cátia Borges

Mauricio Dormirio

Mauricio Dormirio

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 5 anos Terça-Feira | 12 março 2019 | 10:59

Catia, de fato uma operação de venda para o seu próprio estabelecimento não é o correto. Como eu vou vender para mim mesmo e pagar um boleto para mim mesmo. Estranho não? A questão da sua operação é o estoque. Na compra você alimenta o estoque se creditando dos impostos devidos. Portanto na saída, você vai dar a baixa do estoque, se debitando dos impostos que foram creditados na entrada. A operação de “Outras Saídas” sendo tributas seria de fato a mais correta. Aconselho anexar algum documento na DANFE para caracterizar o fato da manutenção do seu próprio bem.

Mauricio Dormirio
Email: [email protected]
Whatsapp (22)99261-3653

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.