x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 844

Gia Mensal Dúvidas

IZABEL CRISTINA BORGES

Izabel Cristina Borges

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2009 | 10:14

Bom dia;
Recebi diversas mercadorias onde a guia de ST já foi paga e seu valor foi somado no total da nota. Qual deverá ser meu procedimento no que diz respeito à GNRE? Como informo na Gia?
Por favor, estou perdida... Preciso do auxílio de vocês!!!

jefferson castrogiovanni

Jefferson Castrogiovanni

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 13:45

Quando se trata de mercadorias alcançadas pelo o regime da substituição tributaria a escrituração fica:

Vamos simular valores:

Aquisição
NF 10 Valor dos produtos 100,00 Valor de ST 10,00 IPI 50,00

Valor total da NF 160,00

Irá lançar no livro de entrada (sem credito de icms) valor contábil 160,00 outras 160,00.

+++++++++++++++++

Qual deverá ser meu procedimento no que diz respeito à GNRE?
Resposta:

A GNRE é uma guia de recolhimento. Se estiver destacado na nota fiscal o valor do ICMS ST você pode tirar algumas conclusões:

- que os estados são signatários de algum protocolo ou convênio;

E caso o remetente não ter inscrição de substituto tributário no estado de destino ele deverá pagar o ICMS ST antecipadamente e anexar o comprovante junto com a NF(ST por OPERAÇÃO, nota a nota). Caso contrário ele irá pagar a ICMS ST por APURAÇÃO no prazo estipulado por lei.

Você consegui identificar se ele tem inscrição de substituto tributario no campo que deve ter específico para essa informação na NF (Inscr. Estadual de Subst. Tributario) normalmente fica ao lado da inscrição estadual do remetente.

Como informo na Gia?

Na Gia irá ir a informação conforme a sua escrituração anterior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade