x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 150

ICMS de sexta básica.

rangel

Rangel

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 21:16

Me Chamo Rangel tenho uma pequena industria de gelatina no estado do Rio Grande do Sul, conversando com um cliente, ele me informou q a gelatina entrou na sexta básica e o governo reduziu seu ICMS de 18% para 12% só que dai minha contadora me informou que toda a vez que eu vender com o ICMS de 12% o cliente que é CNPJ, vai ter que me dar uma contra nota da diferença desse ICMS, não acreditei e gostaria da confirmação de vcs pois não tem logica isso.

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2 , Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 março 2019 | 16:57

Boa tarde !
Não existe essa de emissão de uma contra nota com a diferença de alíquota. Se o Governo colocou a gelatina no benefício dos itens de cesta básica, você deverá vender seus produtos com esta redução.
Ao emitir a nota você deverá fazer da seguinte maneira:
Ex:
Venda: 100,00
Base de cálculo: 66,67 (redução de 66,67% que seria 18% para 12%)
Valor do ICMS: 66,67 x 18% = 12,00
Que dá o resultado de 100,00 x 12% = 12,00

Espero ter ajudado !!

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade