x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.993

calculo de icms ST nas entradas e saidas

LUCIANE DA SILVA

Luciane da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2009 | 13:49

Boa tarde.
Gostaria da ajuda de vcs.
Tenho uma empresa de compra e vende ferramentas . Mercadorias estas incluidas como ST. Esta empresa é optante pelo simples nacional. Na chegada da mercadoria aqui no territorio meu cliente recolhe o ST e faço este calculo da seguinte forma: ( uma nota de 1500,00, MVA 32,92 que ajustado foi para 42,63.
EX: 1.500,00 x 32,92%= 639,45
2.139,45 x 18%= 385,10
1500,00 x 12%= 180,00 Gostaria de saber se mesmo qdo o meu fornecedor é optante pelo simples nacional eu posso creditar 12% para abatimento?
valor ST = 205,10

2- QUERO SABER COMO FAÇO ESTE CALCULO NAS MINHS VENDAS PARA OUTROS ESTADOS. SE É DO MESMO MODO DAS ENTRADAS, E COMO FAÇO EM RELAÇAO AS ALIQUOTAS INTERNAS DE ICMS SENDO QUE A DE MG É 18 E OS OUTROS ESTADOS A MAIORIA É 12. COMO CREDITARIA ISSO NO CALCULO DA GNRE A SER PAGA??
GRATA .

jefferson castrogiovanni

Jefferson Castrogiovanni

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 11:49

Boa Tarde.

1)
Primeiramente o calculo está correto. Caso o seu fornecedor for simples nacional o calculo é o mesmo ira se creditar conforme a incidencia de icms aplicada.

2)
O calculo é igual para todos o que vai modificar são os percentuais de ICMS e MVA.

Notei que você utilizou um MVA (32,92%) que são de Implementos Agrícolas (ferramentas) que tem benefícios fiscal da Alíquota e tbm da Base Reduzida.

Mercadoria = enxada

Caso o estado de destino não utiliza estes benefícios fiscais, conforme MG que a aliquota interna é 18%, você ira ter que fazer o MVA ajustado e utilizar a aliq interna 18% e interestadual é para ser utilizada 12%.

Contrario disso, caso o Estado destinatario tenha aliq interna 12% você não ira fazer o MVA Ajustado ira fazer o calculo pelo o original.

Resumindo:

Quando a aliq aplicada pelo rementente for menor que a aliq interna do destino, tem que fazer o MVA Ajustado, senão se a aliq aplicada pelo remetente for igual que a aliq interna do destino, tem q utilizar o MVA original.

Obs.:
Não entrei no mérito da Redução da Base de Cálculo.

LUCIANE DA SILVA

Luciane da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 14:46

Obrigada pela resposta mas estou com outra duvida. Nas minhas compras de fornecedores de outros estados eu vou sempre ajustar o MVA?

2- e nas minhas vendas vai depender da aliquota do estado? È isto?? E gostaria de um exemplo de calculo de NG de saida. Estou em duvida quanto ao o met credito ou nao tem credito como nas entradas? |obrigada

jefferson castrogiovanni

Jefferson Castrogiovanni

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 15:00

Boa Tarde

Respostas:

1)

Sempre que a aliquota interestadual for diferente do que a aliquota interna, tem q ajustar.

2)

Sim, na sua venda a mesma coisa ou ajusta ou não ajusta.

Ob.: Saiu a pouco tempo algumas alterações dos protocolos de ST de Ferramentas, Matl construção, Matl Eletricos, etc... que está obrigando os profissionais da area a encontrar o percentual dentro do regulamento do Estado de destino. Em outras palavras, no protocolo só será informado a listagem das mercadorias se quiser saber o percentual terá que entrar no regulamento de destino.

Não entendi o exemplo que voce qr q eu faça. Por favor me esclareça.

Abraço

Gilson Jorge Marcato

Gilson Jorge Marcato

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 10:20

Bom dia, minha dúvida é a seguinte:

Estou com diversas notas de entrada de referente compras do estado de São Paulo, nestas notas estão destacados ICMS de 12 e 18%, conforme o produto.
Suponhamos o produto amaciante, cujo o MVA original é 26,34%, como ficaria o calculo da MVA ajustada? Tem como diponibilizar o calculo aqui para eu ver se estou fazendo corretamente?

Agradeço a quem possa me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade