
Kenia Carvalho
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia!
Estou iniciando uma contabilidade de uma Associação de Veículos de Carga, empresa enquadrada no terceiro setor.
Acontece que a contabilidade e fiscal dessa associação está com algumas deficiências que preciso corrigir.
Uma delas é a entrada de mercadorias que serão utilizadas no reparo dos veículos segurados.
Situação: A associação é uma prestadora de serviços isenta de tributação. A finalidade é a manutenção de um grupo de associados que pagam mensalmente uma mensalidade para que seus veículos estejam protegidos de sinistros diversos. Acontece que quando há um sinistro de danificação, a associação adquire as peças para efetuar o reparo que será coberto pela mensalidade paga pelos associados. Dessa forma não há revenda de mercadoria, mas a compra e aplicação ocorrem.
Assim, tenho duas NFs, uma referente a compra da mercadoria e outra referente ao serviço de aplicação.
Dúvidas: 1 - Para o registro da compra da peças, o CFOP correto seria o 1.126 ou existe um mais adequado?
2 - O colega anterior, registrava tanto a Nf de compra de peças, quanto a de serviços de aplicação, como serviços tomados. Isso também seria um procedimento correto para essa situação.
Desde já agradeço a colaboração e boa vontade no auxílio.
O grupo tem sido muito importante para o saneamento de dúvidas.