x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 60

Gerenciamento departamental

Tiago Nunes

Tiago Nunes

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 3 abril 2019 | 17:50

Boa tarde a todos... eu procurei e não encontrei nenhuma assunto relacionado a isso, ao menos não nas dezenas de páginas da minha pesquisa, mas vamos lá. E também não sei se estou na sala correta, moderados me avisem caso negativo por favor.

Trabalho em um escritório a 4 anos, quando entrei tinha menos de 40 clientes, então eu cuidava de toda parte fiscal. Só que o anos foram passando e hoje estamos com quase 150 empresas, entre SIMPLES, Presumido e Real, assim como todo escritório. Tenho aqui 3 assistentes, não são exatamente analistas, mas fazem o trabalho.
Queria saber como é nos escritórios em que vocês trabalham? Como é feito a divisão dos trabalhos, a pessoa faz tudo? Desde do lançamento das notas, conferência, fechamento das apurações, envio aos clientes, até as obrigações acessórias? Ou existe uma divisão em que a pessoa faz uma coisa só e outra da continuidade.
Hoje não sinto que do modo que estamos fazendo seja produtivo, com o excesso de obrigações acessórias, algumas coisas acabam sendo entregues em cima do prazo.
Procurei por cursos ou treinamentos sobre planejamento ou organização, e nada encontrei. Alguém já fez ou participou de algo parecido?

Obrigado desde já.


Tiago Nunes.

Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 5 abril 2019 | 14:47

Tiago Nunes, boa tarde.

Aqui onde trabalho somos duas analistas.
Ambas fazem a escrituração, conferência, apuração, entrega de obrigações acessórias e tudo o que for relativo ao setor fiscal.
Temos em torno de 100 empresas (entre SN, Real e Presumido) e mais umas 50 inativas que fazemos apenas entrega de obrigações acessórias.

Conheço outros escritórios com divisões: Auxiliares, analistas, supervisor, gerente. Cada um encarregado de uma parte, normalmente os cargos mais altos são responsáveis pela entrega das declarações e por estudos mais aprofundados na questão de tributação das empresas. 

Acredito que cada local defina como fica melhor pra si. Dependendo do nº de funcionários no setor, ao meu ver, acaba ficando muito cacique pra pouco índio. Talvez seja interessante que cada funcionário tenha um nº x de clientes e faça toda a parte fiscal desde, ou ainda, que tenha uma pessoa responsável pelo setor e outras que respondam a ela quanto ao trabalho.

Cabe a vocês verificarem como fica melhor. Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade