x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 217

Sped Fiscal - validação dos totalizadores

Lu

Lu

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 16 abril 2019 | 17:00

Prezados, estou com um problema na validação do Sped Fiscal. Ao importar o arquivo gerado no validador "EFD ICMS IPI", verificamos o seguinte exemplo:

Total de vendas realizadas por ECF 1000,00
a) 400,00 = produtos tributados ICMS 18%
b) 600,00 = produtos sem incidência de ICMS

Caso algum desses documentos "tributados" falte no arquivo, será reportado um erro onde: "valor informado é X" e o " valor esperado é Y". Enquanto não houver a correção o arquivo não é validado para transmissão.
Porém, se faltar algum documento que não tenha incidência de ICMS o validador não reporta erro, mesmo que o total das vendas não correspondam ao total dos cupons informados. Se apresentar no arquivo apenas os 400,00 dos cupons com ICMS o arquivo já será validado, agora qualquer falta desses cupons acusará erro.

Fizemos os testes com vários arquivos e o erro só é informado quando há falta de cupons tributados.

Alguém já verificou esse erro ou tem conhecimento sobre o caso?

Agradeço pela ajuda.

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 4 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 10:41

Luciano,

Realmente são sem incidência de ICMS , como está cadastrado esses cupons sem incidência , qual CST , as vezes o erro pode ser na emissão quanto na escrituração.

Assessoria & Consultoria Fiscal 
@Oculto
11 94564-0472 Whatsapp
Consulte-nos !!

Lu

Lu

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:27

Rubem, bom dia!

Sim, são vendas de livros, CST 040

O erro ocorre no validador EFD ICMS IPI, que não aponta a falta dos cupons que não são tributados, apenas quando falta algum cupom com incidência de ICMS. 

Mesmo com a falta dos valores de cupons sem ICMS, o arquivo é validado para entrega, ainda que os totais de vendas não correspondam com os totais de documentos apresentados.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.