x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 75

Imposto sobre doações

Michel Bastos

Michel Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 abril 2019 | 07:04

Bom dia. 
Estou com uma dúvida referente a Imposto sobre doações. O limite para isenção em SP é de 2.500 UFESP, porém minha dúvida é quando um pai faz uma doação para um filho dentro do limite de isenção e a mãe faz uma doação também dentro do limite de isenção, se o filho irá pagar o imposto? Pois as doações individuais não ultrapassaram o limite, porém quem recebeu no montante ultrapassou o limite.

Atenciosamente,
Michel Bastos

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 abril 2019 | 16:44

Colega o ideal e verificar a regulamentação do mesmo instituído pelo Estado de Sao Paulo, pois como e um imposto estadual, cada estado regula o mesmo, e isso tem que ser feito cuidadosamente, pois como você mesmo explanou o beneficiário foi um so, e os doadores são dois, mas pode ter o detalhe do Patrimônio doador for do casal, como so trabalhamos com situações do RJ, e mesmo assim acima do piso não podemos lhe auxiliar, mas somente um colega de SP, mas reafirmo e melhor você mesmo verificar, e mais tranquilo , se tiver alguma interpretação a fazer você terá todos os dados, para isso.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
fernando bento

Fernando Bento

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Tributário
há 4 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 11:51

Michel bom dia, 
por favor verificar a DECISÃO NORMATIVA CAT N° 004, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016,  traz o entendimento que as doações realizadas para terceiros beneficiários, por cônjuges ou companheiros na vigência de regime de comunhão parcial ou universal de bens, haverá apenas um doador e tantos fatos geradores do ITCMD quantos forem os donatários. 
ou seja nesse caso é somado a doação do pai e mae e se ultrapassar o valor de 2.500 UFESP, terá o recolhimento do ITCMD.

FERNANDO BENTO Consultor Fiscal/TributárioEmail: @OcultoFacebook: Fernando BentoInstagram: Fernando_Bento83Linkedin: Fernando BentoTwitter : Fernando_bento8 - twitter.com/Fernando_Bento8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.