x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 932

Portaria CAT 42 - 21/05/2018

Everton Eugenio

Everton Eugenio

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 30 abril 2019 | 09:39

Bom dia Pessoal.

Infelizmente, hoje, o meu sistema não gera a Ficha 3 - Controle de Estoque por Substituição Tributária, para que eu possa solicitar o ressarcimento do mesmo. O validador do Governo do Estado de São Paulo, só aceita arquivos no formato de TXT.
Alimentei uma planilha em excel, a qual não está salvando em txt, mesmo que eu peça para salvar como. A minha pergunta é a seguinte, como faço para realizar essa conversão, já que não tenho como via sistema.
Alguém, pode, por gentileza me dar uma ajuda nesse assunto.
Obrigado.

Emerson Ferreira da Silva

Emerson Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 11:20

Bom dia Everton,

A Portaria CAT-42/18 exige uma série de controles, que ao meu ver inviabiliza você fazer o requerimento dos créditos sem ter um sistema.
Eu aconselho você procurar alguma empresa que faça este tipo de serviço, pois você ganhará muito na agilização das liberações dos créditos.
Fazemos este tipo de serviço para vários clientes via sistema desenvolvido pela nossa equipe de TI, e somente agora no mês de Maio/19 conseguimos as primeiras liberações de créditos. Além das questões técnicas que vocês terá que resolver, ainda terá que conviver com a demora da Sefaz em analisar e responder aos seus arquivos.
Caso precise de alguma ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe :
@Oculto
Tel: Oculto

Emerson Ferreira da Silva

Emerson Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 09:01

Bom dia Denise,

Eu já recebi alguns arquivos rejeitados de clientes meus.
O programa de pré-validação não faz todas as consistências necessárias. Muitas destas consistências só ocorrem após a transmissão do arquivo. Quando existe algum erro no arquivo transmitido a Sefaz retorna com a rejeição apontando qual foi o problema no arquivo.
Nestes casos, basta corrigir o problema apontado e transmitir o novo arquivo para uma nova validação.
Você tem alguma rejeição em arquivos transmitidos ?

Abs,

Emerson Ferreira
@Oculto
Tel: Oculto

DENISE SOUZA

Denise Souza

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 14:08

Oi Emerson, obrigada pelo retorno !
Sim , todos os meus arquivos foram recusados mês 06/07/08 -2019, o tipo de mensagem foi  nº 26/28/31/ e 46.
Emerson , no caso é só retificar e enviar novamente?
O problema é que o pré validador não vai apontar o erro , como você falou e isso é ruim , porque  corre o risco de não estar correto a retificação . Estamos atualizando as versões do nosso sistema pra verificar se corrige os erros.
Você já corrigiu algum e recebeu retorno ?

Emerson Ferreira da Silva

Emerson Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 15:25

Oi Denise,

Infelizmente é assim mesmo, retifica e retransmite até vocês entenderem a formatação correta para cada operação.
No meu caso todas rejeições foram corrigidas, retransmitidas e acolhidas. Nossos clientes já estão com os créditos liberados até Julho/19. Estamos aguardando a liberação dos créditos de Agosto/19, que foram os últimos arquivos transmitidos. Espero que estas liberações entrem no processo automático o quanto antes para podermos acelerar a tomada de crédito e não termos que esperar tanto tempo.
Se precisar de alguma ajuda, me avise.

Abs,

Emerson Ferreira
@Oculto
Tel: Oculto

Emerson Ferreira da Silva

Emerson Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 4 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 08:55

Denise,

A Sefaz está começando a responder de forma mais rápida. Tenho respostas positivas de arquivos enviados no final de Agosto, por exemplo. A tendência é que esta velocidade aumente até chegarmos ao prazo de resposta prevista na CAT-42, que é de algumas horas (24 horas eu acho).

Abs,

Emerson Ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.