x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 120

Fundo de Pobreza

SIMONE VOLPATO

Simone Volpato

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Sexta-Feira | 17 maio 2019 | 10:01

Bom dia,
Todos os estados tem fundo, mas estou com uma duvida, estou em SP e vendo produtos com ST, o fundo de pobreza é recolhido somente para os estados que tem protocolo com SP, ou tenho que recolher para todos os estados que vendo?
Desde já,  muito obrigada.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sexta-Feira | 17 maio 2019 | 19:10

Simone, quando São Paulo não tem protocolo ou convênio com outro Estado, então, não está obrigada a reter (ou pagar) nem mesmo o ICMS ST, quanto mais o fundo de combate a pobreza.
Quando tem convênio ou protocolo então, caso tenha inscrição de substituto no Estado de destino, poderá reter o ICMS e repassar em data posterior, caso não tenha inscrição de substituto no Estado de destino, então, deverá enviar por operação via GNRE.
Assim, caso não tenha convênio ou protocolo entre SP e o Estado de destino emita a nota fiscal normalmente sem preocupação com ICMS ST ou fundo de combate a pobreza! Nesse caso, o Estado de destino exigirá do comprador seus tributos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.