x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 84

IVA (imposto sobre o valor agregado)

Gracy Kelly Jacinto

Gracy Kelly Jacinto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 10:04

Bom dia 
Alguém poderia me explicar sobre IVA imposto sobre o valor agregado do icms.  

Gracy Kelly J. Teixeira
Técnica Contábil

"O seu modo de pensar determina o curso da sua vida. O seu falar reflete aquilo que você acredita!"

Bispa Lúcia Rodovalho
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 10:18

Esse tributo não existe no Brasil. Existem propostas do Governo para implantação em nosso país, contudo, depende de uma reforma tributária.
Existem em outros países (modelos que funcionam em outras partes), contudo, não podemos nos manifestar porque não temos regras próprias aqui, não temos legislação.

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 11:34

Gracy,

Esta sigla, IVA, no Brasil significa Índice de Valor Agregado. Ele é utilizado para determinar a base de cálculo de produtos sujeitos à Substituição Tributária.
Também pode ser encontrado em alguns estados com a sigla MVA - Margem de Valor Agregado.
Os IVAs (MVAs) são determinados pelos estados.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Gracy Kelly Jacinto

Gracy Kelly Jacinto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 15:00

O cliente vende lingote, xamate, metal, chumbo, borre e ferro teria este IVA? é um cliente novo,  ele pediu a porcentagem IVA imposto sobre o valor agregado do ICMS, confesso que fiquei meio perdida. Poderia me ajudar ...
Uma empresa de Recuperação de materiais não especificados anteriormente. 

Gracy Kelly J. Teixeira
Técnica Contábil

"O seu modo de pensar determina o curso da sua vida. O seu falar reflete aquilo que você acredita!"

Bispa Lúcia Rodovalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.