Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 50

Entrega Endereço diferentes

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 12:28

Bom dia! Temos uma empresa optante pelo simples nacional, comércio varejista de movéis  EIRELI sócio João, (empresa 1), outra filial da EIRELI (empresa 2) e outra individual  titular João (empresa 3), a empresa 1 tem um depósito na loja faz as compras das três loja e solicita a entrega no depósito, os fornecedores estão reclamando dizem que não podem faturar ex empresa 2 e entregar no endereço da empresa 1 (depósito), a solução que encontrei foi abrir um CNPJ de depósito fechado para as outras 02 empresas, mais acho muito complicado, o que eu poderia fazer nesse caso, para comprar no CNPJ das 03 lojas e receber no depósito? obrigado!  

L VITOR

L Vitor

Bronze DIVISÃO 5, Faturista
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 13:13

Bom dia,

Não sei qual o seu Estado, mas em SP a Legislação diz:

Artigo 125 do RICMS/SP
§ 4º – A entrega de mercadoria remetida a contribuinte deste Estado poderá ser feita em outro estabelecimento pertencente ao mesmo adquirente, quando, cumulativamente: 
1 – ambos os estabelecimentos do adquirente estiverem situados neste Estado; 
2 – constarem no documento fiscal emitido pelo remetente os endereços e os números de inscrição de ambos os estabelecimentos do adquirente, bem como a indicação expressa do local da entrega da mercadoria.

As entregas de mercadorias remetidas a contribuintes estabelecidos no Estado poderão ser efetuadas a outro estabelecimento desde que pertencente ao mesmo adquirente, isto é, quando cumulativamente, ambos os contribuintes estiverem neste Estado e constando no documento fiscal emitido pelo remetente os endereços e os números de inscrição de ambos os estabelecimentos do adquirente, bem como a indicação expressa do local da entrega da mercadoria.


No seu caso, acredito que o certo seria uma Operação Triangular.
Seu FORNECEDOR emite uma Nota de Venda para a Empresa 2 e outra de Remessa para entregar no deposito Empresa 01.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.