x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 52

Remessa de mercadorias de SP para PB e MS

Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 22:47

Boa noite, pessoal

temos aqui um cliente que enviou uma remessa de seus produtos (jóias e semijóias) para uma pessoa física na Paraíba, via Correios. Ele utilizou o CFOP 6.949. No entanto, essa mercadoria foi retida pela Fazenda da Paraíba, que aplicou uma multa por não ter sido recolhido o ICMS (o fiscal considerou que a quantidade enviada caracterizava que a pessoa física pretendia revender essas mercadorias).

Alguém sabe me dizer qual seria a alíquota e que tipo de operação do ICMS eu deveria recolher enviando esse tipo de mercadoria de SP para a Paraíba?

Isso aconteceu também esta semana, quando meu cliente enviou um pedido do mesmo tipo de produto para MS (nesse caso, foi uma nota de venda mesmo, igualmente destinada a pessoa física), e a mercadoria foi igualmente retida pela Fazenda do MS, com alegação de não ter sido recolhido o ICMS.

Eu preciso saber que tipo de operação do ICMS é esta que está sendo cobrada pelas respectivas Fazendas Estaduais, para não voltar a acontecer com o meu cliente, quais as alíquotas e onde posso emitir as guias de recolhimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.