x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 74

Nota de compra MEI

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5 , Confeiteiro(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 27 maio 2019 | 23:09

Boa noite!
Ao me formalizar como MEI em agosto de 2018 através do SEBRAE, os atendentes de lá informaram que não seria obrigatório emitir nota fiscal, assim como também não seria obrigatório comprar com nota fiscal. Pesquisando hoje para fazer minha declaração anual fiquei muito preocupada, pois vi que precisa sim de nota fiscal. Trabalho com bolos e salgados e compro minhas mercadorias em atacados e lojas de confeitaria. Voltei no posto do SEBRAE e expus minha preocupação e os atendentes voltaram a afirmar que não precisaria de nota fiscal de compra. Qual a forma de regularizar  essas compras sem nota?

Obrigada!

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 07:52

Bom dia Ana,

Para fazer a Declaração Anual do MEI (prazo 31/05/2019) não é necessário informar o montante de compras feitas, somente o valor da sua Receita Anual. Aqui tem uma boa explicação sobre a forma de fazer sua Declaração Anual de MEI.

Quanto a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal: o MEI é obrigado a emitir Nota Fiscal quando vender ou prestar serviço para Pessoa Jurídica somente; ao prestar serviço ou vender para Pessoa Física ele não é obrigado a emitir Nota Fiscal, a não ser que o cliente o peça.

O ideal, para que o MEI consiga ter controle real do seu fluxo de caixa, é que todas as suas compras de mercadorias para revenda ou que serão utilizadas na prestação do serviço sejam feitas no seu CNPJ, de forma que o mesmo consiga separar os ganhos e despesas da empresa das suas finanças pessoais. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5 , Confeiteiro(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 08:44

Bom dia, Edvaldo!

Muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos! A partir de agora terei um controle mais organizado das compras  utilizando sempre o CNPJ

Grata!

Ana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade