x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 982

Devolução - Entrada no estoque

Rayanne

Rayanne

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 09:07

Referente nota fiscal devolução,,,,,
faturei nota fiscal para o cliente e este cliente fez a recusa da nota devido o cancelamento da operação. Gostaria de saber se quando for fazer a nota de entrada (devolução) pra voltar a mercadoria pro estoque, devo preencher os dados iguais a venda, alterando apenas o CFOP, ou não envolvo o cliente na operação, emitindo uma nota de mim pra mim mesmo, já que o cliente não declarou que a operação não foi realizada?

Mauricio Dormirio

Mauricio Dormirio

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 09:11


Ele tem que fazer a manifestação de operação não realizada.E você deve emitir a DANFE de devolução em nome de quem esta devolvendo a
compra. Se a venda teve tributação a entrada também terá a mesma tributação.

Mauricio Dormirio
Email: [email protected]
Whatsapp (22)99261-3653
Rayanne

Rayanne

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 09:23

então mesmo ele não escriturando a nota de entrada da mercadoria no sistema dele (minha venda recusada), devo emitir uma entrada pra mim, que será uma saída pra ele?

Porque fico na duvida já que ele declarou não ter realizado esta operação, mesmo assim emito mais uma nota para o CNPJ dele?

RODRIGO EDUARDO SERPA

Rodrigo Eduardo Serpa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 09:30

Bom dia Rayanne,

Se foi feita a recusa e manifestação como operação não realizada ou desconhecimento, emitir nota de devolução contra a própria empresa que emitiu para acerto acerto no estoque. Não precisa envolver a outra empresa neste caso.

Rodrigo Eduardo Serpa
CRC-PR 069996-O/9
Wandeson Mendonça Rodrigues

Wandeson Mendonça Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 09:41

Rayanne bom dia, se a nota tiver menos de 24 horas vc pode esta fazendo o cancelamento da mesma, se passou desse período vc poderá emitir uma nota de devolução em seu nome com o CFOP 1949 ou 2949, e especificar nas observações da nota, o motivo e os dados da nota de saída referente a essa devolução.

Luiz Augusto Santos

Luiz Augusto Santos

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 6 junho 2019 | 10:24

Bom dia Rayanne
Não sei de outros Estados mas no Paraná, mas no caso de mercadoria não entregue, independentemente de o cliente ter realizado ou não a manifestação de Operação Não Realizada, emitimos uma NF-e como Retorno de Mercadoria não Entregue (CFOP 1949 OU 2949) em nome do cliente mesmo e quando o cliente é de outro estado enviamos uma cópia do DANFE da NF-e de retorno para que o mesmo possa solicitar a desconsideração do imposto antecipado que os Estados cobram baseado na NF-e da venda. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.