x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 809

Nf complementar de compra de gado com finalidade para o abate

José Lucas Silva Oliveira

José Lucas Silva Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Sábado | 15 junho 2019 | 18:13

Prezados senhores(as), sendo possível, peço esclarecimento a cerca de uma operação com boi vivo, para começarmos a discussão , informo que as empresas e as operações são feitas na Bahia, segmento: supermercado (LR / Normal). Acontece que compramos boi vivo de determinado produtor e emitimos uma nota fiscal de entrada de boi vivo em unidade, (tendo em vista que não sabemos ao certo o peso do boi , temos uma estimativa sem muita precisão) em nome do fornecedor(PF) , em seguida emitimos uma nota fiscal de remessa para industrialização para um frigorifico legalizado, em unidade também , este frigorifico abate o boi e me envia uma nota fiscal de retorno de abate (em unidade, ex: 1 unidade de boi abatido, só sei o peso do boi quando pesamos os quartos na balança daqui do supermercado), e dou entrada no sistema como boi abatido e agrupo os cortes que são feitos no açougue como índice técnico do boi, esses cortes saem no meu sistema negativo e no final do mês é feito uma nota de reclassificação, contudo, acontece sempre de emitirmos uma nota fiscal de compra a menor, emitimos uma nota fiscal de compra (por estimativa ) acreditando que o boi da 400 kg , ex a R$3000,00 , mas quando o boi chega e é conferido o peso , verificamos que este pesou 500 kg . Eis a origem do problema e do meu questionamento, o custo do boi abatido ta ficando baixo , tendo em vista que o sistema pega o custo de 3000 e divide por 500 kg ( sendo que a estimativa foi feito em cima de 400 kg) , pensei em fazer uma nota fiscal de entrada para complementar a compra depois que soubesse realmente o peso do boi , mas fiquei na duvida como proceder, tendo em  vista que emitirei uma nota de entrada de boi vivo e o que gera estoque para meu sistema é boi abatido, sendo que eu não posso dar entrada de boi abatido diretamente. Pensei em fazer uma nota fiscal de entrada , citando que se trata de um complemento de uma nota fiscal de compra N°*** (fazendo todas as referencias), e dai emitiria uma nota fiscal de reclassificação para boi abatido e citaria nas informações complementares a nota fiscal de retorno de abate (frigorifico licenciado). gostaria saber se é correto essa operação citada acima ou se tem uma formal prática e legal de se resolver.
RESUMO DOS FATOS:
SUPERMERCADO EMITE UMA NOTA FISCAL DE COMPRA DO PRODUTOR JOÃO (ESTE MENCIONA QUE O BOI DA EM MEDIA 15 ARROBAS ) - 1 UNIDADE DE BOI VIVO - VALOR DA NF 3.000,00
SUPERMERCADO EMITE UMA NOTA FISCAL DE REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO PARA O FRIGORIFICO ABATEDOURO - VALOR 3.000 (MESMO VALOR DA COMPRA)
FRIGORIFICO ABATEDOURO EMITE UMA NOTA DE RETORNO DE ABATE ( NÃO É VENDA, ESTE É PRESTADOR DE SERVIÇO ) 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.